quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Aconteceu em Xique-Xique BA, no século XIX: O TEMA "EDUCAÇÃO" NO ANO DE 1851

     A Câmara Municipal de  Xique-Xique (BA), no dia 13 de janeiro de 1851, enviou um Ofício ao Presidente da Província da Bahia Sr.Francisco Gonçalves Marins – Visconde São Lourenço – abordando o importantíssimo tema Educação.
      Abaixo, um pequeno trecho do Ofício, escolhido pelo historiador:
"Conhecendo a pouca vantagem que resulta aos alunos da Cadeira de Primeiras Letras, pelo grande número que a ela concorre, não podendo o respectivo professor desempenhar seus deveres, assim leva ao conhecimento de V. Ex ª. Para que se digne providenciar a criação de uma 2ª Cadeira".

     Os vereadores que assinaram o Ofício acima foram: Francisco Netto Martins – presidente, Félix da Costa Torres, Antônio Joaquim de Novais Sampaio, Antônio Joaquim Garrido, Antônio Pereira da Costa, Francisco Antônio de Souza e Antônio Mendes da Costa.
     Naquele período a pequena cidade de  Xique-Xique (BA), nos idos de 1851,  dispunha somente de um professor da Cadeira de Ensino das Primeiras Letras que era o Sr. Antônio Mendes da Costa, o qual conciliava o cargo de mestre-sala com a função de vereador.
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique", de Cassimiro Neto

80

Nenhum comentário:

Postar um comentário