sábado, 16 de novembro de 2013

Jornal de Xique-Xique (BA): "A LUZ" nº 23

O periódico "A LUZ", edição n° 23, de 07 de agosto de 1932, começa com um editorial intitulado "Pelo Brasil".
Em seguida há uma chamada com o título "Uma Maravilha Desconhecida", com o subtítulo "Em Goiás, uma ilha maior que a Holanda, completamente largada". É a ilha do Bananal.
Também na primeira página há título com o nome de "Santos Dumont" que apresenta a notícia de seu suicídio, ocorrido em Guarujá (SP), aos 59 anos de idade. A morte do Pai da Aviação aconteceu no dia 26 de julho de 1932. 
O último assunto da primeira página é intitulado "As Minas do Gentio do Ouro". É uma reportagem que fala sobre a crise vivida pela população de Gentio do Ouro, após acabar o movimento dos garimpos.
    A página dois começa com "Perfil", como sempre assinado por Príncipe Negro.
Ainda nessa  página  há uma colaboração enviada de Gameleira do Açuruá, datada de 4 de agosto de 1932, assinada por Aníbal Miranda, com o título "Em Açuruá", comentando uma viagem de observação nas aprazíveis paisagens da serra.
     A página três traz os anúncios publicitários, fonte de receita do jornal "A LUZ".
    A página quatro inicia com a transcrição do assunto "Palavra aos Moços", escrito por Pascoal Carlos Magno, do LUX-JORNAL, da cidade do Rio de Janeiro
O futebol no ano do centenário
Em seguida vem uma reportagem com o título "Futebol", com as informações do jogo entre Botafogo 0 x Ipiranga 0 e as constituições, que foram as seguintes:
     BOTAFOGO: Nozinho, Sopeiro, Pucini, Nito, Testa e Bem; Custódio, Meutonho, Serra, Leó e Odonel.
     IPIRANGA: Lameu, Prequeté e Bertinho; Mimi, Miguel e Bá; Osmar Deixa, Janjão, Sinhô e Sabiá.
Ainda na página quatro há a publicação de um soneto com o título "Marmanjo n° 1", assinado por Rosa Morena.
    Na seção "Aniversários" podem ser lidos os registros das datas natalícias referentes ao jovem Osmar Guedes, filho de José Guedes e da menina Dulce Gomes Barreto, filha do senhor José Barreto. Ambos completaram aniversário no dia 07 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário