sábado, 3 de maio de 2014

Jornais de Xique-Xique (BA): ANOS DE 1931 E 1932


Os jornais registraram toda administração
do prefeito José Nogueira

  A administração do Prefeito Municipal de Xique-Xique (BA), Coronel José de José Nogueira (1930-1933),  foi a que teve o maior volume de informações registradas, graças ao surgimento de dois periódicos semanários, que  deram a maior cobertura possível a todos os fatos políticos, sociais, culturais, desportivos, econômicos da gestão daquele Prefeito.
       O Jornal "A ORDEM",  circulou de 17 de julho de 1931 a 20 de dezembro do mesmo ano, totalizando 19 edições semanais consecutivas e
       O Jornal "A LUZ" circulou entre o dia 14 de fevereiro de 1932 a 28 de agosto do mesmo ano, publicando 23 edições semanais consecutivas.
       A partir desta semana este blog estará divulgando resumos das 42 edições desses dois jornais xiquexiquenses, da década de 1930, para que os leitores tomem conhecimento do que acontecia em Xique-Xique naquele tempo.
       
 
"A ORDEM"
Edição nº 01
     No dia  17 de julho de 1931 começa a circular em Xique-Xique (BA) a 1ª edição desse semanário, tamanho tablóide, com quatro páginas, sob a direção conjunta de Claudemiro Miranda e Jaime Pucini. A redação e impressão  se localizava na Rua Aurora.
     A chamada da capa estampa o título "Em Caminho do Progresso" 
     Os outros destaques da edição n° 01 foram: "Vila de Açuruá e Lampião".
Na página três há anúncios: "Livraria Ruy Barbosa" do Sr. Olímpio Antunes Bastos, "Loja Rocha" do Sr. Lithercílio Rocha, "Armazém Guarani", do Sr. Francolino José dos Santos, "Loja Teixeira" do Sr. Manoel Teixeira de Carvalho e "Farmácia Nogueira".
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique", de Cassimiro Neto 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário