sábado, 10 de maio de 2014

Xique-xiquenses ilustres: FLORZINHO

       
"Bazar de Novidades"
          FLORISVAL TORRES DA SILVA nasceu no dia 29 de agosto de 1926,  em Remanso (BA), filho de D. Joana Torres da Silva. No ano de 1934 a família mudou-se para Xique-Xique (BA) e "Florzinho", como era chamado pelos amigos e, com apenas 8 anos de idade, adotou a nova cidade como sua terra natal. Logo que a família se estabeleceu em Xique-Xique (BA), "Florzinho" e sue irmão  Francisco Xavier Torres da Silva, conhecido como "Francisquinho" foi matriculado na "Escola Particular" da professora Margarida, que funcionava na Rua Góes Calmon, em um imóvel pertencente ao Sr. Amintas Gomes Sampaio.
     Começou a trabalhar no início da adolescência, primeiro como  marceneiro, depois cabeleireiro, exercendo esta última até o ano de 1958, quando se  estabeleceu como comerciante abrindo a loja "Bazar de Novidades" que até hoje funciona na Praça Getúlio Vargas (foto).
    No início da década de 1950, quando foi constituída e instalada na cidade  a primeira empresa de comunicação sonora "A Voz do Barranco", pertencente aos Srs. Euvaldo Feliciano de Castilho, Custódio B. Moraes, Aurélio Gomes Miranda, Ascindino Martins Santiago, Osmar Guedes, Ney Gomes Barreto e Tiburtino Gomes Barreto, com a sede na Rua Marechal Deodoro, centro histórico de Xique-Xique (BA), "Florzinho" se tornou um de seus primeiros locutores e apresentadores.
     Em dois momentos de sua vida, Florisval Torres da Silva exerceu funções públicas: além de delegado de polícia de Xique-Xique, foi vereador, eleito no dia 03 de dezembro de 1958 e exercendo o mandato até o dia 08 de abril de 1963, no período da administração municipal Francisco Marçal da Silva. Os seus pares na Câmara  Municipal foram os seguintes cidadãos: Aristóteles Marçal da Silva, Cleófano Dourado Lopes, Francisco Alves da Costa, Geraldo Regis de Oliveira, Humberto de Souza Nogueira, José Barbosa e Silva, José Clemente da Cunha, José Peregrino de Souza, Prim Gomes Barreto e Salvador Teixeira de Queiroz.
      No pleito de 15 de novembro de 1976,  novamente se elegeu vereador tendo exercido o mandato de 1º de fevereiro de 1977 a  dia 31 de janeiro de 1983, ou seja, por seis anos. Os colegas naquela legislatura foram: Agenor Firmo de Meira, Antenor Miranda Silva, Bertolino de Sousa Nogueira, Carlos Gomes, Clóvis Peregrino de Souza, Domingos Alves da costa, Dorival Alves de Santana, João Pinheiro Bastos, Jurandy Pires de Carvalho, Manoel Alves Bessa, Milton Fidelis Bastos e Nélson Feliciano de Carvalho.
      Florisval Torres da Silva se casou com D.Francisca Gonzaga da Silva e dessa união tiveram os filhos: Arlete Gonzaga da Silva, Arivaldo Gonzaga da Silva, Francivaldo Gonzaga da Silva, Adroaldo Gonzaga da Silva, Florisval Torres da Silva Filho, Annete Gonzaga da Silva, Francislete Gonzaga da Silva e Ariângelo Gonzaga da Silva.
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique", de Cassimiro Neto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário