quarta-feira, 11 de junho de 2014

Aconteceu em Xique-Xique (BA), no século XIX: GRANDE SECA


Dois anos de seca avassaladora
 – 1859 e 1860 –

Tendo em vista a grande seca que se abateu sobre todo o município de Xique-Xique  durante o ano de 1860, a Câmara Municipal enviou um longo Ofício, no dia 13 de outubro de 1860, ao presidente da província da Bahia Dr. Antônio da Costa Pinto (26.04.1860-01.06.1861), no seguinte teor:

"Este município, outrora tão fértil e abundante, tem-se tornado, em consequência de dois anos de estúpida seca, o mais pavoroso teatro de desolação.
Os habitantes do interior e de outros municípios abandonaram seus lares falidos e procuraram a margem do rio. Poucos são os que têm conseguido algum socorro.
Extenuados pela fome e cansaço sucumbem em tão horríveis padecimentos; outros sobrevivem, mais tarde encontram a morte pela fome, porque, com exceção de água para beber, nada mais encontram.
Os proprietários nada lhes podem emprestar. Pois os gados vacuns, único recurso que dispunham, hoje se acham deles privados, visto como têm perecido quase tudo. E, algum que resta, para nada serve, pelo estado de magreza.
Diariamente percorrem bandos destes infelizes, que nem ao menos acham onde se abrigarem, mendigando,  sem que, muitas vezes, nada possam obter.
Em princípios deste ano esta comunidade implorou sem resultado um socorro qualquer em favor destes infelizes. Visto como para outras localidades em que o mal não tem tomado tão grandes proporções fazendo tantas vítimas, o governo tem lançado suas vistas.
Tendo em vista o que acabamos de expor, pedimos a V. Exª. se digne dar alguma providência que ao menos os sofrimentos destas vítimas da fome seja minorada, pois que como todos os demais brasileiros têm direito ao socorro dos Poderes do Estado."

Subscrevem o corajoso Ofício os seguintes vereadores: Joaquim Estácio da Costa – presidente, Manoel Fulgêncio de Azevedo, Manoel Antônio Mascarenhas, Luiz Calixto da Rocha e Jacó Pereira Bastos.
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique", de Cassimiro Neto
96

Nenhum comentário:

Postar um comentário