sábado, 7 de junho de 2014

Xiquexiquenses Ilustres: DR. HÉLCIO BESSA

Hélcio Guimarães Bessa, nasceu na cidade de Xique-Xique, (BA), no dia 14 de julho de 1930. Era filho do Sr. Rodrigo Alves Bessa e de D. Alexandrina Guimarães Bessa.
Estudou o curso Primário nas "Escolas Reunidas César Zama", em Xique-Xique (BA), tendo sido aluno da ilustre professora Honesinda Teixeira da Rocha. Concluído o curso primário Hélcio Bessa foi para  Salvador (BA) e ali fez os cursos Ginasial e Colegial. Nesse período, Hélcio integrou o time juvenil do Esporte Clube Bahia, da capital. Concluído o curso secundário, foi aprovado em exame vestibular e cursou Medicina, formando-se no dia 10 de dezembro de 1954.
   Após a graduação em medicina, recebeu dois importantes convites:  ser jogador de futebol do Esporte Clube Bahia,  onde já atuava havia algum tempo ou  ir para São Paulo a  convite do famoso cardiologista  Dr. Euríclides de Jesus Zerbini, com quem estagiara quando  estudante de Medicina. A resposta foi: nem o Hospital do Coração, em São Paulo e nem o Esporte Clube Bahia em Salvador. Hélcio Bessa,  contrariando a todos decidiu ficar exercendo a medicina em Xique-Xique (BA),  carente de médicos. Fixou-se definitivamente em sua terra natal, dedicando-se em tempo integral à Medicina, ao Futebol e à Educação.
    No dia 06 de abril de 1958 Hélcio Bessa se casou com a médica Joselita Bastos Bessa, soteropolitana, de quem havia sido colega na Faculdade de Medicina. 
    No dia 07 de janeiro de 1960 Hélcio Bessa assumiu a vice-direção do Colégio Municipal Senhor do Bonfim, permanecendo neste cargo até o dia 17 de março de 1966, quando passou a exercer a Direção dessa Instituição de ensino, onde ficou até abril de 1973.
   Um dos melhores diretores daquele colégio, Hélcio Bessa incentivou a comemoração do 2 de julho e a comemoração do "Dia da Primavera", prestigiando essas datas com grandes desfiles de alunos. 
     Duas outras grandes realizações do Doutor Hélcio: a construção do Estádio Municipal que, contra sua vontade, levou seu nome,  e a sua desejada “Clínica Alexandrina Bessa’, que ele construiu e dirigiu com sua dedicada esposa e companheira Dra. Joselita Bastos Bessa, tendo inaugurado no mês de setembro de 1981.
    A inauguração do "Estádio Municipal Dr. Hélcio Bessa aconteceu no dia 21 de setembro de 1967, com uma grande Festa da Primavera e um jogo de futebol, amistoso, entre a Seleção local e o time  "Caiano Futebol Clube", da cidade de Petrolina (PE). A festa poderia ser ainda maior se o "Caiano" não tivesse ganho o jogo por dois gols a um.
    No ano de 1976 o Dr. Hélcio Bessa, decidiu ingressa  política partidária e,  firmando uma aliança com o Dr. Reinaldo Teixeira Braga, saiu como candidato a vice prefeito ganhando as eleições no pleito eleitoral de 15 de novembro de 1976, tendo tomado posse  no dia 01.002.1977 com mandato previsto para até 31 de janeiro de 1983. 
No dia  14 de maio de 1982 o Dr Hélcio Bessa, assumiu a prefeitura de Xique-Xique (BA), ante a renúncia do titular, função que exerceu até o dia 31 de janeiro de 1983. 
 Concluído o curto e significativo mandato, Dr. Hélcio Bessa retomou sua rotina profissional e de desportista. 
    O Doutor Hélcio Bessa faleceu no dia 05 de janeiro de 1998, na cidade de Xique-Xique, estando sepultado  no cemitério central da cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário