segunda-feira, 7 de julho de 2014

História de Xique-Xique (BA): CONFLITO ENTRE XIQUE-XIQUE E BARRA


Crise política entre Xique-Xique (BA) e Barra (BA)

       Os municípios baianos de Xique-Xique e Barra estão separados pelo rio São Francisco e as duas sedes municipais distam  74 quilômetros uma da outra, estando Xique-Xique na margem direita e Barra na margem esquerda. O Rio São Francisco entre as duas cidades é  preenchido por dezenas de ilhas de vários tamanhos.
     Doze quilômetros é a distância que separa a sede municipal de Xique-Xique da vila de Icatu, principal distrito de Barra.
    Nos anos de 1858, 1859 e 1860 as lideranças políticas e administrativas de Xique-Xique e Barra entraram em conflito por causa da falta de definição sobre o uso e o domínio político e econômico dessas ilhas existentes  entre os dois municípios.
    A Câmara Municipal de  Xique-Xique, entendendo que o município estava sendo ludibriado pelo município de Barra, encaminhou em 29.09.1860 um Ofício  ao Presidente da Província da Bahia, Antônio da Costa Pinto (26.04.1860-01.06.1861),  solicitando sua intervenção e as providências cabíveis no sentido de estabelecer a divisão correta das ilhas entre os dois municípios, de forma legal e justa.
    Será esclarecedor conhecer literalmente as queixas da Câmara Municipal de  Xique-Xique contra o município de Barra:

"Barra arroga-se dona de todas as ilhas, revertendo os seus produtos em seu próprio benefício.   
Como as autoridades de Barra não respeitam o que dizem as Leis, a Câmara Municipal de Chique-Chique dirigiu-se aos vereadores do vizinho município por diversas vezes sugerindo reuniões e encontros para debaterem a questão e estabelecerem um acordo do uso e administração das ilhas. Mas,  os nobres vereadores de Barra se negam a comparecer às reuniões sugeridas e se negam a obedecer o que dispõem as Leis supracitadas.
A renda total auferida pela Câmara Municipal de Chique-Chique, ou seja, sua receita total é insuficiente para arcar com suas despesas com empregados e com a administração, inclusive está enfrentando enormes dificuldades financeiros para fornecer água e luz aos presidiários. 
Esta Câmara Municipal irá aguardar as providências de S. Exª. Entretanto, esta Câmara Municipal está decidida a tomar posse das ilhas que as Leis lhes garantem, não levando em conta nem se incomodando sobre qual será a reação das autoridades de Barra. No máximo, esta Câmara Municipal irá enviar um ofício àquelas autoridades, comunicando-lhes sua decisão unilateral e aleatória, tendo em vista a desatenção dos vereadores de Barra.
Os nomes dos vereadores que assinaram o Ofício acima são: Joaquim Estácio da Costa – presidente, Manoel Fulgêncio de Azevedo, Jacó Pereira Bastos, Manoel Antônio Mascarenhas e Luiz Calixto da Rocha.
 Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique" de Cassimiro Neto
94

Nenhum comentário:

Postar um comentário