sábado, 26 de julho de 2014

Jornais de Xique-Xique (BA): PERÍODO DE 1931 a 1932

 

Os jornais dessa época registraram toda administração do Prefeito  Municipal José de Souza Nogueira
 
        A administração do Prefeito Municipal de Xique-Xique (BA), Coronel José de Souza Nogueira (1930-1933),  foi a que teve o maior volume de informações registradas, graças ao surgimento de dois periódicos semanais, que  deram a maior cobertura possível a todos os fatos políticos, sociais, culturais, desportivos, econômicos da gestão daquele Prefeito.
       O Jornal "A ORDEM",  circulou de 17 de julho de 1931 a 20 de dezembro do mesmo ano, totalizando 19 edições semanais consecutivas e
       O Jornal "A LUZ" circulou entre o dia 14 de fevereiro de 1932 a 28 de agosto do mesmo ano, publicando 23 edições semanais consecutivas.
       A partir desta semana este blog estará divulgando resumos das 42 edições desses dois jornais xiquexiquenses, da década de 1930, para que os leitores tomem conhecimento do que acontecia em Xique-Xique naquele tempo.
   OBS: A 6ª edição do "A Ordem", foi publicada, neste blog, no dia 12 de julho

                              Edição Nº 07 do jornal "A ORDEM"
 
 O nº 7 do semanário "A ORDEM", de 04 de setembro de 1931 apresenta em sua primeira página as seguintes matérias: "Açuruá em Pêsames", A Vis'ita de um Milionário", "Viajantes" e "Sonho ou Visão".
No tema "Açuruá em Pêsames", Agenor Paiva e Tiotino Antunes Bastos escrevem e assinam correspondência ao jornal, ainda lamentando o falecimento do coronel Alfredo de Magalhães Sampaio, que, como se vê, ainda continuava repercutindo. A matéria vem com data de 02 de setembro.
 A "Visita de um Milionário" foi transcrita de uma fonte identificada com o título de “O Comércio”, comenta a chegada em breve ao Brasil do grande industrial norte-americano Henry Ford.
Em "Viajantes" o jornal fala sobre as presenças na cidade de Xique-Xique de Lauro Dourado, Manoel Chaves e João Estrela todos tomando vapor com destino a Barra e ainda de Epaminondas Sampaio vindo recentemente de São Paulo.
Em "Sonho ou Visão", artigo assinado por Aldo Brito, o autor discorre sobre um livro que houvera lido "O Poder Magnético", de Marx Doris, que trata do mesmo assunto comentado.
Encontramos na página dois um bilhete enviado ao diretor do jornal, por Cid Carvalho, tendo o tema "Bilhete Urbano", aplaudido o surgimento de "A ORDEM". Com o título "MÃE" e assinatura de Alcinor Gomes de Miranda há um artigo sobre a figura mais amada deste mundo. Depois vem uma pequena matéria denominada "De Santo Inácio" comentando os festejos do dia 07 de setembro naquela comunidade, mencionando o nome de quem providenciou a solenidade, que foi o professor Catarino Rapadura.
Como de hábito a página três traz exclusivamente anúncios do comércio local e, às vezes, de localidades próximas.
Na página quatro encontramos um imenso programa intitulado "Desobriga", que é uma vasta agenda do monsenhor Costa para sair pelas comunidades do município de Xique-Xique celebrando missas, entre 05 de setembro e 24 de novembro. Quase noventa dias de viagens em lombos de burros.
Um edital assinado pelo Oficial de Registro de Casamentos, Sr. Virgílio Alves Bessa anunciando a intenção do senhor Manoel Alves da Costa casar-se com a senhorita Maria Teodora dos Santos.  Com o título "ATENÇÃO" e assinaturas de Agenor Oliveira, Artur Raimundo, José Amaro Paula e Eugenio Paula a respeito de uma correspondência enviada semanas atrás por gentis senhoritas de Santo Inácio, ofendidas pela citação feita por filhos de Açuruá de que em "Santo Inácio a água é escassa".
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique", de Cassimiro Neto
344
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário