sábado, 5 de julho de 2014

Xiquexiquenses Ilustres: JUSTINIANO FRANCISCO DA SILVA - "MEIA-NOITE"


Justiniano Francisco da Silva nasceu no dia 15 de outubro de 1931, na cidade de Xique-Xique (BA), filho do pescador Sr. João Francisco da Silva e de D. Izaura Maria da Conceição. O jovem Justiniano que os amigos chamavam de "Meia-Noite",  desde criança já acompanhava os pais nas pescarias com trabalhos realizados à noite e pela madrugada em lugares os mais diversos tais como o Lago Ipueira, Lagoa da Capivara, Lagoa de Itaparica, Mangue Fundo, chegando às vezes até Pilão Arcado (BA). O resultado da pesca era mais farta e abundante entre os meses de janeiro e de junho.
Em face desse trabalho aprendeu apenas  a ler, assinar o nome e efetuar cálculos aritméticos básicos, aprendizado feito em escolas isoladas dos professores leigos Santinha, Rosa Baraúna e Virgílio Bessa.
A partir da adolescência, toda vez que retornava com os pais da pescaria " Meia-Noite" gastava a maior do tempo de folga jogando ‘peladas’ como os amigos. Em 1943, ainda com 12 anos de idade, escolheu a delicada posição de goleiro no time infantil do "Esporte Clube Vitória", de Xique-Xique, o qual era dirigido por um dos maiores desportistas, Sr.Sinor Elizeu Cruz. Os atletas treinavam em um campinho ‘careca’, improvisado atrás do cemitério central da cidade,  atual bairro BNH, onde o "Esporte Clube Vitória" mandava seus jogos.
"Meia-Noite" vestiu a camisa número um de inúmeros times de sua geração, inclusive participou dezenas de vezes, na condição de titular absoluto e imbatível da seleção de futebol de Xique-Xique (BA).
Um jogo que ficou na memória dos xiquexiquenses foi o amistoso e festivo transcorrido entre a seleção de futebol  de Xique-Xique e a seleção de futebol  de Central (BA), em setembro de 1954, quando Central ainda era Distrito de Xique-Xique. Naquele jogo amistoso, o grande "Meia-Noite" da seleção de Xique-Xique fez muitas defesas, mas o time  local foi derrotado pelo de Central pelo escore de 2 x 1.    
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique" , de Cassimiro Neto
388

Nenhum comentário:

Postar um comentário