quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Aconteceu em Xique-Xique no século XX: NOMEAÇÃO DO JUIZ E DIREITO


Juiz de Direito

       Imediatamente após as Forças Armadas terem deposto o ditador Getúlio Vargas (1930-1945) o Ministro José Linhares, na qualidade de presidente do Supremo Tribunal Federal, assumiu provisoriamente a chefia do governo federal, até a realização das eleições.
        Nessa época Juiz de Direito  da comarca  de Xique-Xique, o Dr. José Manoel Viana de Castro, no dia 21 de dezembro de 1945, com a responsabilidade de ser também prefeito municipal.
       Mas, a função político-administrativa do Dr. José Manoel Viana de Castro no cargo de prefeito municipal de Xique-Xique, nomeado pelo governo provisório durou apenas algumas semanas, pois o odontólogo Naylor de Souza Nogueira, a partir do dia 07 de janeiro de 1946, passou a responder pela gestão municipal.
     O Dr. José Manoel Viana de Castro permaneceu no posto de Juiz de Direito da Comarca, presidindo em nome da Justiça Eleitoral o pleito de 21 de dezembro de 1947, no qual Aurélio Gomes Miranda se consagrou como primeiro Prefeito eleito de Xique-Xique, empossado pelo mesmo magistrado no dia 16 de janeiro de 1948.
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique" de Cassimiro Neto
512

Nenhum comentário:

Postar um comentário