sábado, 30 de agosto de 2014

Jornais de Xique-Xique (BA): "A ORDEM" - Nº 09

Jornais de Xique-Xique (BA): PERÍODO DE 1931 A 1932
 Os jornais dessa época registraram toda administração do Prefeito  Municipal Coronel José de Souza Nogueira
 
        A administração do Prefeito Municipal de Xique-Xique (BA), Coronel José de Souza Nogueira (1930-1933),  foi a que teve o maior volume de informações registradas, graças ao surgimento de dois periódicos semanais, que  deram a maior cobertura possível a todos os fatos políticos, sociais, culturais, desportivos, econômicos da gestão daquele Prefeito.
       O Jornal "A ORDEM",  circulou de 17 de julho de 1931 a 20 de dezembro do mesmo ano, totalizando 19 edições semanais consecutivas e
       O Jornal "A LUZ" circulou entre o dia 14 de fevereiro de 1932 a 28 de agosto do mesmo ano, publicando 23 edições semanais consecutivas.
       A partir desta semana este blog estará divulgando resumos das 42 edições desses dois jornais xiquexiquenses, da década de 1930, para que os leitores tomem conhecimento do que acontecia em Xique-Xique naquele tempo.
   OBS: A 8ª edição do "A Ordem", foi publicada, neste blog, no dia 09 de agosto

                              Edição Nº 09 do jornal "A ORDEM"
 
     O número 09 de "A ORDEM", datado de 18 de setembro de 1931, tem sua principal manchete intitulada "Direito Brasileiro", em forma de editorial,  assinado pelo Sr. Aldo Brito, no qual ele critica a diminuição da semana de trabalho nos garimpos, alegando que no começo trabalhava-se de segunda-feira pela manhã até sábado meio-dia e naquele momento estava-se trabalhando de segunda-feira à tarde até à tarde de sexta-feira. Com o título "Nomeações", o jornal noticia que o tenente Manoel Nunes Damásio apresentou os nomes do Sr. Manoel Martins Ramos para primeiro suplente de Delegado Municipal de Xique-Xique, do Sr. Carlos Rodrigues Lima para segundo suplente e do Sr. Antenor Benevenuto para terceiro suplente, os quais foram nomeados. Em seguida vem uma reportagem razoavelmente grande a respeito da "Conferência Literária", apresentada no dia 10 de setembro, no Paço Municipal pelo Sr. Agripino Santana com o tema "O Valor da Mulher e a Mulher Brasileira”, tendo a mesa dos trabalhos sido composta pelo Dr. Clício Bezerra Moreno, Juiz de Direito da Comarca, coronel José de Souza Nogueira, Prefeito de Xique-Xique, Dr. Vítor Farani, Promotor de Justiça, o qual pronuncia um discurso de abertura da referida conferência, cujo texto é publicado na íntegra nesta reportagem pelo jornal.
     Na página dois temos, entre outros assuntos, uma correspondência assinada por  Dona Graça, provavelmente de Santo Inácio, voltando ao assunto “... Santo Inácio e outros lugares vizinhos, nesse tempo, não têm água suficiente para se beber...”, quando a mesma expõe seu ponto de vista de que acha que deve ser pilhéria, pois foi publicada na página de humorismo.
    Com o título de "Feitiçaria" vem do Distrito de Tiririca, atual Itaguaçu da Bahia, a notícia de que um açougueiro local trocou cem mil réis para uma pessoa de alcunha Dão, o qual levou o dinheiro trocado, mas não entregou a nota de cem mil réis. Quando o açougueiro se deu conta do prejuízo foi procurar Dão que jurava ter-lhe entregue a nota. O açougueiro procurou um feiticeiro local que fez lá seu trabalho e garantiu que Dão estava com o dinheiro. O vendedor de carnes procurou Dão outra vez, o qual lhe devolveu somente oitenta e cinco mil réis, porque havia gasto quinze mil réis.
     Temos também uma poesia com o título "Duas Datas", de autoria do Sr. Artur Araújo, de 18 de agosto de 1931, enviada da cidade da Barra. No restante da página alguns artigos cheios de humor.
     Na página três os anúncios habituais.
    Na página quatro temos "O Código dos Interventores", reportagem que traz uma lista contendo os nomes de 66 municípios do Estado Bahia que possuem receita tributária muito pequena os quais podem ser extintos, por decreto do Interventor do Estado da Bahia, general Raymundo Barbosa, que governou até o dia 19 de setembro de 1931. Dentre  eles estão arrolados os municípios de Barra, Barreiras, Chique-Chique, Casa Nova, Miguel Calmon, Guanambi, Conceição do Coité, Bom Jesus da Lapa, Pilão Arcado, Santa Maria da Vitória, Seabra e Porto Seguro. Vem uma nota de "Agradecimento", de Gameleira do Açuruá, assinada por Adelaide Gomes Sampaio e filhos, agradecendo as diversas manifestações de pesar recebidas por ocasião do falecimento de seu esposo coronel Alfredo de Magalhães Sampaio. Com o título "De Baía a Chique-Chique em automóvel", o registro de que foi feita a viagem de automóvel de Salvador a Xique-Xique pelo Sr. Aziz Asmar – comprador de ouro e pedras preciosas – que foi entrevistado pelo jornal. Eis uma pequena amostra do diálogo:
           "A ORDEM": O carro sofreu alguma avaria?
             Aziz: Não. Nem um pneu furou.
            "A ORDEM": Quanto gastaram de gasolina?
             Aziz: Três caixas.
             "A ORDEM": Quantos quilômetros tem a estrada?
            Aziz: Não nos lembramos de marcar a quilometragem. Pode ter calculadamente um mil e poucos quilômetros.
            "A ORDEM": Que tal acharam da estrada?
            Aziz: Muito boa. Há de fato alguns trechos que precisam de alguns retoques. Por exemplo, a ladeira do Cedro, a entrada de Cafarnaum.
        O jornal conclui a reportagem emitindo seu próprio comentário:
Bem se vê que a viagem é mais rápida e mais econômica. Pode-se muito bem ir e voltar em oito dias, deixando três dias para tratar de negócios na Capital.
    Ainda na quarta página temos um edital assinado pelo Sr. Virgílio Alves Bessa, na qualidade de Oficial do Registro de Casamentos, datado de 20 de agosto de 1931, trazendo um edital de proclamas do casal de noivos Vicente Alves Feitosa Neto e Francisca Honória dos Santos, que desejam se casar. A página finaliza com uma lista de pessoas que transitaram em viagens por Xique-Xique, dentre as quais,  o Sr. Adelino Félix  subprefeito da Vila do Açuruá e Sr. José Pereira Alves Barreto, coletor estadual da Vila do Açuruá.
Fonte: "Senhor do Bonfim  e Bom Jesus de Chique-Chique", de Cassimiro Neto
346

Nenhum comentário:

Postar um comentário