sábado, 9 de agosto de 2014

Jornais de Xique-Xique (BA): PERÍODO DE 1931 A 1932



Os jornais dessa época registraram toda administração do Prefeito  Municipal José de Souza Nogueira

 
        A administração do Prefeito Municipal de Xique-Xique (BA), Coronel José de Souza Nogueira (1930-1933),  foi a que teve o maior volume de informações registradas, graças ao surgimento de dois periódicos semanais, que  deram a maior cobertura possível a todos os fatos políticos, sociais, culturais, desportivos, econômicos da gestão daquele Prefeito.
       O Jornal "A ORDEM",  circulou de 17 de julho de 1931 a 20 de dezembro do mesmo ano, totalizando 19 edições semanais consecutivas e
       O Jornal "A LUZ" circulou entre o dia 14 de fevereiro de 1932 a 28 de agosto do mesmo ano, publicando 23 edições semanais consecutivas.
       A partir desta semana este blog estará divulgando resumos das 42 edições desses dois jornais xiquexiquenses, da década de 1930, para que os leitores tomem conhecimento do que acontecia em Xique-Xique naquele tempo.
   OBS: A 7ª edição do "A Ordem", foi publicada, neste blog, no dia 26 de julho

                              Edição Nº 08 do jornal "A ORDEM"

       A ORDEM de n° 08 de 11 de setembro de 1931 apresenta as seguintes chamadas de primeira página: Em Santo Inácio; Agradecendo; Visitas; 07 de Setembro; Conferência Literária e o anúncio de aulas de corte e costura já apresentado em edição anterior.
      Da reportagem Em Santo Inácio colhem-se notícias a respeito das comemorações do dia 07 de setembro naquela comunidade, com destaques para o organizador, professor Catarino Rapadura e para o orador do evento, Aníbal Miranda.  Em Agradecendo, Antonio Dourado escreve de Morro do Chapéu, com data de 10.09.1931, agradecendo às pessoas de Chique-Chique que o visitam. Em Visitas o jornal registra que estiveram sua redação o capitão João Vítor, delegado de Barra; Dr. Rosendo de Almeida,  redator de “A Notícia”; capitão Firmo Rocha, funcionário estadual; coronel Antonio Dourado, irmão de Lauro Dourado e o conferencista Agripino de Santana. No assunto 7 de Setembro temos uma nota do jornal informando que aquele foi o primeiro ano no qual não se festejou a data. No assunto Conferência Literária há a notícia de que foi realizada no Paço Municipal, no dia 10 de setembro, uma conferência sobre O Valor da Mulher e a Mulher Brasileira, escrito por Agripino Santana, com a abertura da solenidade feita pelo Dr. Victor Farani, Promotor Público de Chique-Chique.
        Encontramos na página dois: Pelas Escolas, no qual o próprio jornal divaga sobre o fato de poucos estudantes comparecerem nas aulas dos sábados. Pelos Correios, em que o próprio jornal interroga: Por que Canabrava do Gonçalo e Tiririca não têm correios?  Agradecimentos, registro feito pelo jornal sobre o recebimento do livro Flores Incultas, do poeta Euricles Barreto; registra o recebimento do jornal O Comércio, de Pirapora, estado de Minas Gerias; também o jornal agradece às seguintes pessoas: J. Martins, em Canabrava dos Miranda, cel. Paulino, em Cafarnaum, Marinho de Carvalho, em Canabrava do Gonçalo e ao pessoal de França, Ventura e Morro do Chapéu.  Destaca sob o título Falecimento o óbito de Constança, ocorrido em Morro do Chapéu, em 23 de julho passado; a mesma era esposa do coronel Antonio Dourado. O viúvo recebeu mensagem de pêsames até do arcebispo da Bahia, dom Augusto A. Silva. No assunto Visitantes o jornal fala do regresso de Salvador do tenente Manoel Nunes Damásio, delegado municipal de Chique-Chique; informa que o coronel Antonio Dourado, de Morro do Chapéu,  passou em Chique-Chique, indo para Barra, além do capitão João Vítor, Dr. Rosendo Almeida e o capitão Firmo Rocha... Vem em seguida uma Portaria Municipal transcrita aqui na íntegra:
Portaria – O Prefeito interino do Município de Chique-Chique, no uso das atribuições que lhe competem, resolver nomear Procurador do 2° Distrito, zona de Utinga, o cidadão Luiz Antonio Ferreira, podendo, de pagos os emolumentos e prestar o juramento do estilo, entrar em exercício do referido cargo. Gabinete da Prefeitura Municipal de Chique-Chique, 08 de setembro de 1931. JOSÉ NOGUEIRA. Prefeito Interino.
        Na terceira página aparecem os anúncios publicitários costumeiros, sem novidade alguma.Já a página quatro é aberta com a publicação de um Decreto do Governo, assinado pelo senhor Getúlio Vargas e seus ministros. Dispõe sobre alterações ortográficas na Língua Portuguesa. Data: 15.06.1931.
       Em seguida, sob o tema "De Chique-Chique a Baía" e o subtítulo "Raid Automobilismo" narra uma viagem de carro de Xique-Xique a Salvador, por estrada de rodagem, iniciada dia 23 de agosto. O automóvel utilizado foi batizado pelo apelido de "Pássaro Amarelo". Informa que na localidade Pau D'Arco houve o primeiro problema com a quebra do eixo propulsor. Indo alguém de prenome Antônio, de bicicleta, buscar um eixo novo em Xique-Xique. Adquirida a peça o Sr. Edmundo Serra pegou outro carro e foi leva-la até o local onde estava o veículo e após a reposição a viagem continuou; um dos companheiros de viagem, Artur Raimundo se sentiu mal e tiveram que pernoitar na localidade Canabrava do Gonçalo. Na noite seguinte dormiram num lugarejo denominado de França. Pararam na localidade Canoão, almoçaram em Cana Brava dos Mirandas, em casa do Coronel José Martins; abasteceram o carro na localidade  Ventura e fizeram outra parada em Cinco Várzeas; encontraram chuvas a partir do França; entre Mundo Novo (BA) e Feira de Santana (BA) a estrada estava pior que antes, naturalmente que devido às chuvas. Daí resolveram retornar a Xique-Xique, embora o chofer estivesse bastante animado de vencer aquele trecho estragado pelas chuvas. Afirmaram que de Xique-Xique a Cana Brava dos Mirandas, numa distância de 200 quilômetros – ressalvando que construído pelo incansável cidadão Marinho de Carvalho –, a estrada é regular. Conclui informando que já se vai de Chique-Chique à Baía de automóvel, contanto que na Mata não esteja chovendo.
        Prosseguindo na página 04 temos uma poesia de Euricles Barreto intitulada "Ponto Final"; o registro dos aniversariantes, com a curiosidade de que Ascendino Martins Santiago, João da Lapa Araújo e João Rodrigues Felão completavam aniversários no mesmo dia 07 de setembro. Finalmente a publicação de três editais assinados pelo Tabelião de Notas da Comarca de Xique-Xique, Sr.Virgílio Alves Bessa, todos datados de 08 de setembro e “protestos” de duplicatas, contra três cidadãos residentes em Tiririca do Açuruá.
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique", de Cassimiro Neto 
345

Nenhum comentário:

Postar um comentário