sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Ruas de Xique-Xique (BA): RUA DEMÓSTHENES BARNABÉ




                                   RUA DEMÓSTHENES BARNABÉ DA SILVA
É uma rua paralela ao Rio São Francisco. Começa ao lado do Ginásio de Esportes e acaba  na Rua do Hospital, numa extensão de 1.400 metros. Passa em frente ao Hospital do Coração e a uma creche  em construção. Era a antiga Rua 2.
Demosthenes Barnabé da Silva, ilustre cidadão que deu `seu nome a essa rua de Xique-Xique, nasceu no dia 19.05.1912 e era filho do Sr. Petronílio Barnabé da Silva, comerciante em Xique-Xique e da Sra. Maria Rodrigues Silva.
Aos sete anos de idade foi matriculado na Escola Particular da professora Laura Viana, onde foi alfabetizado.
 Estudou no   Colégio Ypiranga, em Salvador e após concluir o curso ginasial  foi convocado a se incorporar ao Exército, servindo em Sergipe, Alagoas e Rio de Janeiro. Foi secretário municipal em Xique-Xique, em duas ocasiões: na administração do  prefeito Túlio Mendes da Silva (1943-1945) e na do prefeito João Ferreira Filho (1973-1977). Foi funcionário público em São Paulo e depois no Rio de Janeiro. Escreveu crônicas, artigos e poemas fantásticos. Fundou um jornal em Xique-Xique, em 1967.
Demósthenes casou com D. Amélia Magalhães Silva, no dia 15 de junho de 1945, na Igreja Matriz Senhor do Bonfim, em Xique-Xique. A cerimônia foi celebrada pelo padre José de Oliveira Bastos, o  ‘Padre Bastos’.
O casal teve dois filhos: Terezinha Maria Magalhães Silva Alvim e José Magalhães Silva.
Demósthenes faleceu no dia 16 de março de 1974, em Xique-Xique, quando exercia a função de  secretário municipal, na administração do prefeito João Ferreira Filho.
A Câmara Municipal de Xique-Xique o homenageou em duas oportunidades: em 12 de setembro de 1985, criando a Biblioteca Pública Municipal Demósthenes Barnabé da Silva e, pela Lei Municipal nº 287, de 04 de abril de 1988, denominando Rua Demósthenes Barnabé da Silva a antiga Rua Dois, no bairro Polivalente.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário