sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Ruas, Praças e Avenidas de Xique-Xique: RUA DR. CLODOALDO AVELINO




                                         RUA DR. CLODOALDO AVELINO
     A Rua Dr. Clodoaldo Avelino, começa ao lado do Colégio Eduardo Magalhães, passa em frente à Igreja de São Francisco, nos fundos do Colégio Senhor do Bonfim (Estádio Hélcio Bessa) e após percorrer 1.000 metros de extensão, acaba no muro do Cemitério. É uma rua paralela ao Rio São Francisco.
Dr. Dozinho
Dr. Clodoaldo de Magalhães Avelino, ilustre xiquexiquense que dá nome à rua, foi o primeiro filho de Xique-Xique que se graduou em Medicina. Nasceu no dia 23 de janeiro de 1899,  filho do Cel. Agrário de Magalhães Avelino e de D. Francisca de Magalhães Avelino e era carinhosamente chamado de  ‘Dozinho’, pelos familiares e  amigos.
Fez o curso primário em Xique-Xique, na escola isolada da Profa. Josefina. Em seguida foi para Salvador onde cursou o ginásio e colegial no Ginásio Ipiranga e Colégio Carneiro Ribeiro, respectivamente. Ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, formando-se no ano de 1924, tendo mais tarde se doutorado oftalmologia.
Dr. Dozinho, além de médico foi professor e militar. Fundou em Xique-Xique o “Centro Espírita Agostinianos”, a “Escola José Petitinga” e o “Hospital Ana Avelino”, hoje extinto.
Trabalhou em Xique-Xique (BA), em Barreiras (BA), Januária (MG) e Belo Horizonte (MG), tendo, por onde passou, prestado, voluntária e gratuitamente, às camadas mais humildes, inúmeros serviços profissionais e de assistência social.
Em Xique-Xique a Prefeitura e a Câmara Municipal além de darem o seu nome a uma das principais ruas da cidade inauguraram-lhe, no centenário do seu nascimento – 23.01.99 - um busto na Praça Allan Kardec.
Doutor Clodoaldo de Magalhães Avelino se casou duas vezes. Em primeiras núpcias com D. Adelaide de Campos Avelino, ficando viúvo. Em segunda núpcias com D. Honorina Xavier Avelino. O Doutor Dozinho não teve filhos.
Faleceu no dia 13 de setembro de 1985, aos 86 anos de idade, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, onde foi sepultado. Na oportunidade, a Prefeitura de Xique-Xique decretou luto oficial por três dias. 
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário