sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Foto antiga de Xique-Xique (BA): Praça 6 de julho

Foto antiga da Praça 6 de julho, exibindo o obelisco.

Esta foto deve ter sido obtida na década de 1950. Notem, bem próximo da margem direita, o obelisco inaugurado no dia 06.07.1932 pelo Prefeito Municipal Coronel José de Souza Nogueira, em comemoração ao centenário da emancipação de Xique-Xique (BA). Por isso, esse pequeno largo situado atrás da Igreja do Senhor do Bonfim passou a denominar-se "Praça 6 de Julho". Esse pequeno obelisco, passou a ser conhecido como "o pirulito".
Na mesma margem o prédio da Sociedade Beneficente Operária, construída no ano de 1935.
Na margem esquerda da foto, destaca-se o muro da residência do Coronel Hermenegildo de Souza Nogueira (Seu Bibi), irmão do Cel. José de Souza Nogueira.
Após o muro a grande casa com pavimento superior, pertenceu ao Sr. Adão Bastos que foi prefeito em Xique-Xique e Deputado Estadual pela Bahia. Era genro do Cel. José de Souza Nogueira. Essa casa ainda existe e fica no início da Rua Gois Calmon, naquela época conhecida como "Rua Grande". 
Vizinha à residência do Sr. Adão Bastos, o prédio onde funcionava a "Pensão" de D. Hermínia Bessa, onde  a gente costumava dançar na ampla sala e ao som de uma pequena vitrola, espaço concedido cortesmente por D. Hermínia, aos estudantes daquela época.
Essa pequena pracinha foi descaracterizada e hoje abriga a caldeira a vapor que durante muitos anos forneceu energia elétrica à cidade. Isso é outra história.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário