quinta-feira, 19 de março de 2015

Gestores de Xique-Xique (BA): 7º INTENDENTE CORONEL FRANCISCO MARTINS SANTIAGO

 
Intendente Coronel Francisco Martins Santiago 
– 1908-1912 –

       No dia 1º de fevereiro de 1908 houve eleição em Xique-Xique (BA), para escolha do Intendente Municipal e seus Conselheiros, para um mandato de 4 anos - maio de 1908 a maio de 1912. 
      Para o cargo de Intendente Municipal o vencedor foi o coronel Francisco Martins Santiago. Para as cinco cadeiras de conselheiros municipais os nomes mais votados foram: coronel Manoel Teixeira de Carvalho, coronel Joaquim Honorato de Souza, coronel Francisco Dionísio dos Santos, coronel Zoroastro Ferreira Lustosa e coronel Lithercílio Baptista da Rocha.
      O coronel Francisco Martins Santiago  assumiu os destinos de Xique-Xique (BA) em um momento de históricas turbulências políticas – que foram os chamados Barulhos de Chique-Chique.
      A partir de 1908 recrudesce a grave crise econômica enfrentada ante a grande massa popular desempregada que vai muito além da capacidade de absorção funcional que o município dispõe. O desabrigo, a nudez e a fome rondam a maioria das pessoas, não havendo mais a quem clamar por socorro.
     O coronel Francisco Martins Santiago, na qualidade de autoridade maior do município tudo tentou para resolver a questão do desemprego, da fome e da miséria apenas conseguiu adiar o desfecho fatal em que a população se veria completamente envolvida e devastada.
   Havia alguns anos as administrações anteriores dos intendentes Praxedes Xavier da Rocha (1900-1904) e Francisco José Correia (1904-1908) tentaram minimizar os feitos do desemprego de milhares de "capangueiros" que antes trabalhavam na extração da borracha de maniçoba nas fraldas da Serra das Laranjeiras e da Serra Azul e viviam perambulando nas vias públicas da sede, dos distritos e de alguns povoados do grande município de Xique-Xique. Embora dois terços daqueles homens tivessem seguido novos destinos, indo embora da cidade, centenas deles foram atraídos por fazendeiros locais e se tornaram vaqueiros, capatazes e agregados de um sem número de propriedades rurais, especialmente da margem do Rio São Francisco.
       Os primeiros três meses de 1911 foram marcados por chuvas copiosas na região da Serra da Canastra – nascente do Rio São Francisco – e em todo o Norte de Minas Gerias e sertão da Bahia, fazendo transbordar todos os afluentes e subafluentes das duas margens do velho Rio São Francisco.
      Os prejuízos humanos e materiais provocados ao povo de Xique-Xique (BA), por uma gigantesca enchente do Rio São Francisco são tão grandes quanto as secas quase anuais que dizimam rebanhos, roças e matam o sertanejo de fome
 
No dia 28 de novembro de 1911 são realizadas eleições municipais na Bahia, vencendo para intendente municipal de Xique-Xique o coronel Agrário de Magalhães Avelino, para exercer o mandato entre 1912 e 1916.
Este pleito eleitoral para intendentes e conselheiros municipais foi o último desde sua instituição através da Constituição do Estado da Bahia de 02 de julho de 1891.
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique", de Cassimiro Neto
198

Nenhum comentário:

Postar um comentário