terça-feira, 1 de setembro de 2009

A LENDA DA SERPENTE ENCANTADA DO MIRADOURO


O conterrâneo JORGE PINHEIRO MEIRA, chefe da Estação de Psicultura de Xiquexique ao comentar o blog "XIQUEXIQUE", teve a fidalguia de enviar-me uma outra versão da Lenda da Serpente da Ilha do Miradouro, juntamente com alguns importantes fragmentos históricos sobre a região, os quais transcreve na íntegra:

A Lenda da Serpente Encantada da Ilha do Miradouro.


"Desde a descoberta do Brasil em 1500, passando por: Brasil Colônia, Governos Gerais, haviam investidas pelo sertão com o objetivo de descobrir fortunas com riquezas minerais, aprisionar índios para usá-los nas lavouras e povoar os sertões, mesmo porque fazia parte do regimento interno assinado pelos Governadores Gerais a seguinte sentença:
- É de muita conveniência conhecer o sertão adentro...
Francisco Garcia Dias d`Ávila, que era um fidalgo português e muito amigo de Tomé de Souza, o 1º Governador Geral do Brasil, e que depois recebeu por méritos, o título de O Conde da Casa da Torre, se tornou o 1º latifundiário brasileiro conquistando o direito de propriedade de quase toda a área da margem esquerda do Rio São Francisco e uma grande faixa de terra ao norte de Salvador, pelos bons serviços prestados à Coroa Portuguesa.
Francisco Garcia Dias d`Ávila, iniciou uma viagem nos idos de 1549 e 1553, pelo Rio São Francisco, começando pela foz e com seus homens construíram os primeiros currais, rio acima, a cada 20 léguas, deixava sempre um casal de escravos, 10 novilhos, um par de equinos.
Já findando o século XVI, por volta de 1690, (há 319 anos) surge à povoação de Miradouro, muito bem povoado, fundada por devotos da Senhora Santa Ana em terras de propriedade de: Dona Inácia Araújo Pereira, viúva de Francisco dias d`Ávila, Conde da Casa da Torre, que mandou construir a Capela de Nossa Senhora Santana.
A Ilha do Miradouro foi doada aos garimpeiros da Serra do Assuruá, aos lavradores, pequenos criadores de animais pela viúva de Francisco Dias D’ Ávila, Dona Inácia Araújo Pereira e logo os herdeiros de Antonio Guedes de Brito (Conde da Casa da Ponte) vendiam grande parte das terras do lado direito do Rio S.Francisco para: Theobaldo José Miranda Pires de Carvalho e seu sobrinho Alberto Pires de Carvalho. Marçal Ferreira da Silva, Venceslau Pereira Machado, que instalaram as propriedades de: Fazenda Praia; Fazenda Tiririca; Faz. Marrecas; Faz. Riacho Grande (Hoje Central) e Faz. Canabrava do Gonçalo. (Hoje Uibaí) .


Diz a Lenda que um rico fazendeiro de Miradouro, Rubério Dias Muribeca, temido por muitos, teve notícia que sua filha única estava grávida de um tropeiro. Com grande temor do pai e muito assustada, a filha negava tudo, e dali por diante, por mais de 6 meses, para esconder sua gravidez, amarrava fortemente sua barriga...
... Pariu sozinha, jogando a criança dentro do rio.
A criança virou uma Serpente Encantada, e nos dias de missas saía do rio e vinha mamar em sua mãe dentro da Capela e há muito tempo, se refugia sob o altar de Nossa Senhora Santana na Igreja do Miradouro.
O curioso desta Lenda e que depois de mais de 300 anos, os poucos moradores que ainda moram perto da Igreja, ouvem fortes rugidos e murmúrios cadenciados, vindo de dentro da Igreja, que só cessam depois que rezam o “Ofício”.

Colaboração: Jorge Pinheiro Meira

Um comentário:

  1. nossa , isso ai sempre ouvia falar , quando ia tomar banho la na ponta da ilha, sempre falava que na igreja do miradouro, no sub-solo tinha uma serpernte, mais não sabia da historia, show de bola parabens..
    hj moro em sp tenho 25 anos, sou fisioteraupeta, i trabalho no gorverno de sp na sabesp, estatal de saneamento..

    ResponderExcluir