segunda-feira, 26 de outubro de 2009

PRÉDIOS HISTÓRICOS - GEMIX


O GEMIX

Com o fechamento da Voz da Liberdade, cinema construído nos anos 1950, com dinheiro público, por um coletor federal de Xiquexique (BA), todo o acervo foi arrematado pelo empresário Custódio Moraes tendo com isso construído um outro cinema, agora na Av. J.J. Seabra, ao qual deu o nome de CINE BONFIM. Além de reiniciar a projeção de filmes que estava paralisada, Custódio Moraes caprichou na construção do prédio do cinema, que por muitos anos destacou-se como uma das construções mais importantes da cidade. Como empresário de visão dotou ainda, a sala de projeção com as melhores lentes existentes no mercado para uma melhor qualidade da imagem dos filmes projetados. No iníco dos anos 1980 Custódio Moraes resolveu desativar a sala de projeção e a cidade desde então continua sem uma sala de projeção de filmes.

O prédio, durante muitos anos passou a ser alugado e funcionou durante muito tempo como bar e restaurante.

Recentemente retornou às mãos de José Custódio Moraes, filho de Custódio Moraes que resolveu destina-lo para abrigar uma atividade nobre na cidade. Assim, após uma completa restauração, passou a ser a sede do GEMIX, local onde as pessoas idosas participam de atividades sociais e de lazer.

Parabéns está a população idosa de Xiquexique que dispõe desse privilegiado e bonito local para realizarem as suas reuniões sociais.

JMC/




Nenhum comentário:

Postar um comentário