domingo, 25 de outubro de 2009

VAPORES DO SÃO FRANCISCO - Fernandes da Cunha


"FERNANDES DA CUNHA"
O vapor “Fernandes da Cunha” foi construído em Juazeiro e começou a navegar no ano de 1926. Possuia o maquinário a vapor mais avançado da época com força de 176 HP e capacidade para deslocar 80 toneladas, carregando presas em cada lado duas lanchas "chatas" cada uma transportando 90 toneladas de mercadorias.

Em 1978 o vapor sofreu um incêndio quando estava ancorado no porto de Matias Cardoso a 413 km de Pirapora (MG), e para essa cidade foi levado a reboque e ali abandonado até hoje. A carcaça do vapor ainda continua paracialmente submersa no porto daquela cidade mineira.
Nos anos 1850 a máquina fotográfica não era um objeto difundido entre os sãofranciscanos chegando até a ser um objeto de luxo. Por isso são raras as fotografias dos vapores sendo necessária um intensa pesquisa entre os colecionadores. Do "Fernandes da Cunha", por exemplo, essa é a única fotografia que consegui obter e reproduz o período em que estava destruído pelo fogo, no porto de Matias Cardoso. Hoje o vapor está totalmente destruído já tendo sofrido, com certeza saque das peças mais importantes da sua maquinária.
JMC/


Nenhum comentário:

Postar um comentário