terça-feira, 8 de dezembro de 2009

CRÔNICA: A IPUEIRA



A IPUEIRA

IPUEIRA, segundo o dicionário Aurélio, é um “Lagoeiro formado nos lugares baixos pelo transbordamento dos rios”.
Xiquexique tem a sua Ipueira, que para a maioria da população soa como uma coisa pejorativa em relação ao Rio São Francisco. Tenho, ao longo da minha vida, ouvido muitos conterrâneos dizerem que Xiquexique não fica na margem do Rio São Francisco e sim na margem da Ipueira, como se a Ipueira não fosse o Rio São Francisco. Desejam com isso desqualificar e diminuir o nosso LAGO que tão deliciosamente banha a nossa cidade.
Considero, sim, a Ipueira como nosso LAGO e fazendo parte integrante do Rio São Francisco. São poucas as cidades do mundo que dispõem de um lago tão formidável como o que temos. São mais de 10 km de comprimento por uma média de 400 m de largura, de águas potáveis, não poluídas, e se não são cristalinas deve-se à cor avermelhada provocada pelas quedas das barrancas sãofranciscanos. São plácidas águas apropriadas à prática de qualquer esporte aquático, tais como vela, remo, esqui, pesca, etc. Nos meses que começam o segundo semestre de cada ano os ventos fortes de agosto e setembro são mais do que suficientes para inflar as velas de qualquer barco que se disponha a singrar as suas águas calmas e profundas.
O nosso lago, é bom que nos acostumemos com essa denominação, é bastante piscoso e é uma delícia ancorar um pequeno barco no meio das suas águas e com uma pequena vara de pescar, que não é de bambu e não possui os sofisticados molinetes, desfrutar da intensa perseguição dos peixes às iscas que podem ser simples minhocas. Em pouco tempo o pescador disporá de uma “fieira” de belos mandis, caborges, piabas e até mesmo algumas pequenas piranhas que ávidas por carne fresca não hesitam, um segundo, em avançar sobre a pobre minhoca que se contorce no anzol.
Tudo indica que os nosso empresários ainda na despertaram para possibilidade de grandes ganhos financeiros iniciando algum empreendimento para explorar todos os recursos da Ipueira. Naturalmente que necessário se torna que o poder público dote a área de infra estrutura adequada a atrair o setor privado. Mas, este não pode ficar acomodado esperando que isso lhes caia do céu. É preciso gestões junto aos órgãos públicos, estaduais e municipais, bem como a agentes financiadores para que isso se concretize.
A Rua Beira Rio, onde até 1950 se concentrava o comércio de Xiquexique, junto com o nosso LAGO, formam uma estrutura adequada e extremamente rara de se encontrar em uma cidade. Normalmente quando uma rua está situada próxima a um rio, lago ou beira mar, imediatamente se transforme na principal via pública da comunidade. É para lá que se dirigem as boas residências e os bons pontos comerciais. Xiquexique, nesse caso, tornou-se uma exceção, pois, a nossa Rua Beira Rio, principalmente o trecho de aproximadamente 100 metros a partir da Praça Getúlio Vargas, virou uma rua fantasma, mormente à noite quando ninguém tem coragem de se aproximar daquele logradouro. Pelo abandono, muito em breve os antigos pontos comerciais que se encontram fechados ou subalugados, entrarão num irreversível processo de desmoronamento.
Por tudo isso é urgente a intervenção do Poder Público, municipal e estadual, e também do empresariado local, no sentido de reerguer aquela parte da cidade tão bonita e tão abandonada.
De imediato é necessário que, enquanto não se derruba o “paredão”, o mesmo seja saneado e dotado de altos postes, boa iluminação e bancos para as pessoas apreciarem o por do Sol e o nascer da lua. A Rua Beira Rio seria totalmente iluminada para que se acabem ou inibam as possíveis ilicitudes que por ali acontecem.
Dotada a Rua Beira Rio dessas condições mínimas para que a população se sinta estimulada a por ali passear, os donos das casas e pontos comerciais, seriam desonerados do pagamento do Imposto Predial, ou contemplados com outro benefício municipal, desde que restaurassem os seus imóveis e pintassem as suas fachadas com cores vivas, bonitas e chamativas criando-se assim, as condições de transferência, para ali, dos bares e lanchonetes que ora atuam na Av. J.J. Seabra.
Completada essa estrutura mínima, saneamento, boa iluminação, conforto e segurança para os transeuntes, estaria aberta a porta para que o empresariado local, iniciassem a implantação de alguns equipamentos destinados à atender o público que por certo acorrerá e consumirá o que lhe for oferecido, transformando-se assim num grande gerador de empregos e receitas para o empreendedor e o município. Será o início de uma grande atividade turística que, juntamente com o Parque Aquático, atrairá, também, os habitantes das cidades próximas.
Entre os empreendimentos que podem ser construídos ao longo da Ipueira e que além da satisfação que provocará aos xiquexiquenses apresentará com certeza uma grande taxa de retorno para o empreendedor, podemos destacar:
I) Restaurante com destaque especial para os pratos feitos com peixes do São Francisco. Área grande e nobre não falta para isso, principalmente na inicio da antiga Rua do Perau, aproveitando-se, inclusive a construção do “paredão” como estrutura do restaurante. Teria ampla área de estacionamento e posição privilegiada para o por do sol e a chegada da lua.
II) Hotel com todo o conforto que a cidade já comporta, principalmente com os apartamentos dotados de ar condicionado que não é luxo face ao nosso clima, principalmente no fim do ano e um bom restaurante aberto ao publico. Ante a facilidade de terreno naquela área da cidade, o hotel poderá dispor de um amplo estacionamento para os hóspedes. A proximidade com o Parque Aquático e a Ipueira com certeza o transformará no principal lugar de hospedagem para todos aqueles que procuram Xiquexique a serviço ou em lazer.
III) Clube – a exceção do Clube Operário, Xiquexique hoje com uma população na sede abeirando-se dos 50.000 habitantes, não dispõe de um local onde o cidadão possa passar um final de semana com sua mulher e filhos desfrutando de um lazer a que tem direito após uma semana de muita luta. Um clube social, na beira da Ipueira, construído com os recursos obtidos com a venda de cotas à população interessada em se associar, irá suprir essa carência. Seria uma iniciativa dos órgãos associativos e de classe (CDL, LIONS, ROTARY, MAÇONARIA, ETC) através de uma ampla campanha na cidade com exposição da planta ou maquete do futuro clube social. Terrenos amplos e baratos é o que não faltam na nossa cidade, podendo ser escolhida a região próxima à Ponta da Ilha, local bonito onde as Ilhas do Gado Bravo e Miradouro se encontram e tem início a Ipueira. Entre as atrações do clube seria construído um ancoradouro onde existiriam pequenos barcos, a remo ou a motor, para utilização dos sócios em passeios pelo rio e pelas diversas ilhas do arquipélago que cerca Xiquexique. E, diga-se não haverá necessidade de um professor de artes náuticas, porque os pescadores locais estão habilitados a ensinar o manejo do remo e da vela pois é isso que fazem diariamente quando se deslocam da cidade para as diversas ilhas onde residem.
Afinal de contas os nossos empresários, os nossos profissionais liberais, as nossas autoridades executivas, legislativas e judiciárias e toda a população de um modo geral, têm direito a um lazer no final de cada semana e o nosso LAGO dispõe de todo o potencial para oferecer esse entretenimento que todos buscam, sem contar na possibilidade que se cria para o surgimento de pequenos e médios sítios na Ilha do Gado Bravo em frente e a pequena distância da cidade e que poderiam ser facilmente alcançados por barcos.
Essas divagações são realidades que antevejo para um breve futuro de utilização do nosso LAGO. Xiquexique, parodiando o grande Heródoto, historiador grego do sec. V a.C, “é uma dádiva da Ipueira”. Foi atraído por esse Lago piscoso que os moradores da Ilha do Miradouro, em 1700, liderados pelo português Theobaldo José Pires de Carvalho, dono da Fazenda Praia, iniciaram o arraial de Xiquexique.
Não deixemos, pois, abandonados, esse tão belo LAGO que nos foi por Deus gratuitamente ofertado bem como a estratégica Rua Beira Rio que poderá se transformar num novo pólo de comércio da cidade.
SÓ DEPENDE DOS XIQUEXIQUENSES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário