terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Intendentes e Prefeitos - Cel. Praxedes Xavier da Rocha

Intendente Praxedes Xavier da Rocha
– 1900-1904 –
Mandato: 28 de maio de 1900 a 28 de maio de 1904.
Presidentes da República: Manuel Ferraz de Campos Sales - (15.11.1898-15.11.1902) e
Francisco de Paula Rodrigues Alves (15.11.1902-15.11.1906).
Governador da Bahia: Severino dos Santos Vieira (28.05.1900-28.05.1904).
As eleições municipais de 12 de novembro de 1899 resultaram na escolha do nome do Cel. Praxedes Xavier da Rocha como o quinto intendente de Xiquexique e dos nomes dos conselheiros para integrarem o Conselho Municipal, no período 1900-1904, tendo sido eleitos os seguintes cidadãos: Cel. Antonio da Silva Paiva, Mj. Jacó Pereira Bastos, Cel. Joaquim de Figueiredo Rocha, Cel. Cyro de Medeiros Borges e Cel. Francisco José Correia.
O Cel. Praxedes Xavier da Rocha, assume o cargo, em maio de 1900, num período de crise econômica para o Município, pois, o preço da borracha da maniçoba, um dos principais produtos agrícolas começa a dar sinais de queda no mercado internacional, motivada pela produção do látex da seringueira nas colônias inglesas. Com a queda na produção da borracha de maniçoba os extrativistas são desempregados e se deslocam para a sede do Município onde ficam perambulando pelas ruas e praças, causando diversos tipos de problemas e preocupações no meio da população. A fim de resolver o problema o Intendente tentou alocar esses desempregados nas fazendas de amigos e correligionários e outros tantos voltaram para suas terras de origem, de vapor, com passagens cedidas pela Intendência.
No ano seguinte à sua posse, 1901, a administração municipal foi surpreendida com uma grande seca que se abateu sobre o município de Xiquexique, matando de fome dezenas de moradores da região da caatinga.
Durante a gestão do Intendente Praxedes da Rocha, nasceram os seguintes xiquexiquenses:
18.04.1902 - Nasceu o Sr. Romualdo Galvão da Cruz, que ficou conhecido como “Romualdo Fogueteiro”, por ser exímio manipulador de pólvora para o fabrico de diversos tipos de fogos de artifício, tendo por isso sido considerado como o maior fabricante artesanal de foguetes de Xiquexique. Casou-se com Maria Borges Paes Landim e teve 10 filhos
19.05.1902 - Nasceu a Profa.Honesinda Teixeira da Rocha, na Fazenda Carnaúba, filha de Gustavo Teixeira da Rocha e de Maria Angélica da Rocha. Honesinda Teixeira da Rocha. Formou-se em professora pelo Instituto Central de Educação Isaias Alves, em Salvador BA, no ano de 1932, tendo se aposentado, após 31 anos de magistério, como professora nas Escolas Reunidas César Zama. A Prof. Honesinda faleceu, aos 97 anos de idade, no dia 18 de julho de 1999, na cidade de Chique-Chique. Seu corpo está sepultado no cemitério central da cidade.
27.03.1903 - Nasceu o Sr. João Batista Avelino, conhecido por todos por Janjão. Era filho do Cel. Agrário de Magalhães Avelino e de Francisca Olinda de Magalhães Avelino. Na juventude, foi um grande incentivador do futebol em Xiquexique, quando, em 1923 chegou a atuar na seleção de futebol local. Suas atividades eram o comércio a agricultura e a pecuária, tendo, contudo ocupado a função de Secretário Municipal, quando Adão Moreira Bastos foi Prefeito em 1946, única atividade pública. Casou-se com D. Belinda de Carvalho Avelino e tiveram cinco filhas. Faleceu no dia 22 de abril de 1989, em Xiquexique, estando sepultado no cemitério central da cidade.
27.05.1903 - Nasceu o Sr. Raimundo Baraúna Bahia, na Ilha do Jatobazinho, município de Xiquexique, filho Aureliano Raimundo Bahia e de Rosa Baraúna Bahia. O Sr. Raimundo Baraúna foi exímio ferreiro tendo se destacado como verdadeiro artesão na arte de trabalhar o ferro. A sua mãe exerceu a função de parteira durante muitos anos em Xiquexique, sendo hoje nome de rua nessa cidade.
26.08.1903 - Nasceu o Sr. Salomão de Magalhães Costa, filho do Cel. Gustavo de Magalhães Costa e de Josefina Costa. Foi coletor estadual, havendo trabalhado nas cidades de Correntina, Ribeira do Pombal, Paratinga e Bom Jesus da Lapa.

2 comentários:

  1. Sobre a foto do cabeçalho da sua pagina "interessante como uma cidade tão nova tem uma arquitetura maravilhosa estilo colonial"!

    ResponderExcluir
  2. Caros amigos, a esposa do Cel. Gustavo de Magalhães Costa era Josefina Maria de Almeida e não Josefina Costa, pois na época não era costume o casamento civil. Atenciosamente,

    Sebastião Costa, neto do Cel. Gustavo de Magalhães Costa.

    ResponderExcluir