terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Residências Clássicas - Sr. Petronílio Barnabé


Residência do Sr. Petronílio Barnabé da Silva


O Sr. Petronílio Barnabé da Silva nasceu em março de 1884 em Lagoa Grande, quando a sua família se fixou naquela região, na segunda metade do sec.XIX. Mais tarde, ainda jovem, mudou-se para Xiquexique, com todo o seu comércio, “correndo dos barulhos da sua terra” como costumava dizer em conversa com os amigos quando se referia às brigas entre os políticos, principalmente as refregas entre as familias Horácio de Mattos e Militão, principais coronéis. Chegou em Xiquexique, jovem comerciante, com a intenção de em futuro próximo mudar-se para Juazeiro ou mesmo Salvador onde poderia ampliar o seu comércio que já era relativamente sólido naquele tempo. Mas, acredito, que alem de ter gostado da cidade, a sua atividade entrou em franco progresso, com a casa comercial sediada na Praça Getulio Vargas, próximo do porto do vapores, local estratégico e privilegiado. O tempo foi passando e terminou ficando em Xiquexique onde criou todos os seus filhos e deu assistência permanente a demais parentes. O Sr Petronílio sempre se dedicou única e exclusivamente ao comércio, tendo chegado a comemorar as bodas de ouro nessa milenar atividade. Nunca se interessou em ingressar na vida pública. Quando se convenceu de que não mais sairia de Xiquexique, resolveu construir a sua residência na Rua Góis Calmon, concluída no ano de 1945 (foto) que até hoje encontra-se em perfeitas condições, não obstante já haver saído do domínio da família.
Casou-se com D. Maria Rodrigues Silva, conhecida em toda a cidade como D. Branca, descendente da família Torres Coelho originária da cidade de Brotas (BA). O casal teve muitos filhos mas apenas 3 chegaram à idade adulta: Adalgisa Rodrigues Silva, (D. Gisa), Demósthenes Barnabé da Silva e Iraci Rodrigues Silva que mais tarde ingressou num convento de freira e mudou o nome para Irmã Celestina.
O Sr. Petronílio, faleceu no ano de 1971, aos 87 anos e o seu túmulo está no cemitério da cidade.



Um comentário:

  1. Olá Juarez,
    Obrigada pela lembrança e homenagem à nossa família. Acho pertinente apenas uma correção. Minha avó (Branca) não era descendente dos Peregrino, mas dos Torres Coelho da Cidade de Brotas. Quem é parente muito próxima dos Peregrino, é a minha mãe, Amélia (esposa de Demósthenes, meu pai). Seu pai era Francisco Peregrino de Souza, irmão de José Peregrino de Souza (Cazuza) mais conhecido dos xiquexiquenses.
    Muito grata pela lembrança e pela maneira carinhosa que vem apresentando e lidando com tantas histórias que nos são tão caras.
    Terezinha

    ResponderExcluir