sexta-feira, 12 de março de 2010

Intendentes e Prefeitos de Xiquexique - Cel. Manoel Teixeira de Carvalho

Intendente Manoel Teixeira de Carvalho
– 1924-1928 –

Mandato: 06 de outubro de 1924-10 de abril de 1928.
Presidentes da República: Artur da Silva Bernardes (15.11.1922-15.11.1926) e
Washington Luís Pereira de Sousa (15.11.1926-24.10.1930).
Governadores da Bahia: Francisco Marques de Góes Calmon (28.03.1924-28.03.1928) e
Vital Henrique Batista Soares (28.03.1928-21.07.1930).

Mesmo fora do governo municipal, o político xiquexiquense Cel. Manoel Teixeira de Carvalho continuava atuando e participando da política local. Por estar em constantes viagens para a capital da Bahia tinha uma visão mais profunda da luta pela sucessão ao governo do Estado. Assim, conseguiu convencer os correligionários de Xiquexique a apoiarem Góes Calmon, candidato de oposição ao Governo da Bahia, contra Arlindo Leone, candidato do Governador J.J. Seabra. Após a estrondosa vitória de Góes Calmon o Cel. Manoel Teixeira de Carvalho ainda conseguiu compor um grupo de políticos de Xiquexique para irem assistir a posse do novo Governador.
Em recompensa ao apoio que lhe foi prestado o Governador Góes Calmon convidou o Cel. Manoel Teixeira de Carvalho para integrar o Conselho Municipal de Xiquexique, na condição de Presidente da mesa, cargo que o alçaria imediata e automaticamente, à condição de 17º Intendente Municipal de Xiquexique, em substituição ao seu amigo o farmacêutico José Adolpho de Campos Magalhães.
Antes de aceitar o convite o Cel. Manoel Teixeira de Carvalho fez duas viagens a Salvador quando teve oportunidade de apresentar ao Governador e seus Secretários as suas responsabilidades e preocupações com o governo municipal que lhe estava sendo colocado nas mãos. Apresentou o seu projeto, pois tinha conhecimento das grandes necessidades do Município bem como da escassez dos recursos a nível Municipal e Estadual e, tendo recebido do Governador promessa de envio de verbas aceitou o cargo de Intendente Municipal na esperança de fazer um governo de grandes realizações.
O Cel. Manoel Teixeira de Carvalho, tomou posse no dia 06 de outubro de 1924 para um mandato que se estenderia até abril de 1928 e nesse período realizou uma série de obras e serviços jamais vistos em Xiquexique. Os seis conselheiros que participaram da sua gestão foram: Cel. Francisco Dionísio dos Santos, Cel. Hermenegildo de Souza Nogueira, Cel. Joaquim Honorato de Souza, Cel. Lithercílio Baptista da Rocha, Cel. Manoel Antunes Bastos, e Cel. Zoroastro Ferreira Lustosa.
Sentindo a necessidade de aumentar a arrecadação municipal para poder realizar o seu projeto de governo, o Intendente assinou várias portarias estabelecendo e regulamentando impostos, taxas e tributos que seriam cobrados das pessoas naturais e das pessoas jurídicas e, para tornar eficazes as suas Portarias, conhecedor que era da evasão de tributos, nomeou para o cargo de Coletor de Impostos os Srs. Francisco Pereira de Carvalho e Pedro Ferreira de Brito.
Preocupado com o sistema educacional de Xiquexique, resolveu visitar as escolas particulares que funcionavam na cidade, sob as direções do professor Virgílio Bessa e da professora Rosa Baraúna para informar aos professores que a Intendência Municipal não só manteria mas reforçaria a ajuda financeira para manter nas salas de aulas os estudantes pobres que não tinham condições de pagar as mensalidades escolares nessas escolas particulares. Era já uma visão evoluída do Intendente. Nesse sentido convidou todos os professores existentes na cidade para uma conversa sobre o assunto no seu gabinete de trabalho. Dando continuidade a esse trabalho iniciado na sede, o Intendente, viajando em lombo de burro visitou todos os professores dos distritos e dos povoados, sempre na companhia de assessores. Além do pagamento das mensalidades a Intendência Municipal providenciou pequenos cadernos, lápis e borracha para os alunos carentes.
Tomadas as providências na área da educação, o Intendente se voltou para a Saúde da população e nesse sentido viajou até a vizinha Barra onde verificou a possibilidade de ampliar o contrato de trabalho com o médico naquela cidade, tentando transformar as visitas mensais em quinzenais. Sempre visando a melhoria da saúde do povo, convidou todas as parteiras a participarem de reuniões com o médico visitante e com o seu amigo farmacêutico e ex-Intendente José Adolpho de Campos Magalhães para treiná-las nos primeiros atendimentos e medicações principalmente nas enfermidades mais comuns como varíola, catapora, sarampo, tuberculose, malária,etc.
Felizmente, na área da saúde, o ano de 1925 era promissor ante a colação de grau em medicina do Xiquexiquense Clodoaldo de Magalhães Avelino (Dr. Dozinho), primeiro médico xiquexiquense, que ante o convite do Intendente Manoel Teixeira de Carvalho, não se fez de rogado e de imediato abriu um consultório em Xiquexique. A cidade se alegrou pois passava a contar diariamente com um médico, tendo o Dr. Dozinho se lançado ao trabalho na sede e no interior do município, com todo o apoio da Intendência.
O Intendente não se preocupava somente com os vivos. Os mortos, também foram atendidos no seu governo. Assim voltou-se para a necessidade que Xiquexique estava tendo de um cemitério novo. O único cemitério da cidade, além de pequeno já estava totalmente lotado e não mais permitia sepultamentos. Após semanas de pesquisas tentando identificar uma área que servisse para a construção do novo cemitério, o Intendente foi surpreendido com a doação do terreno feita pelo cidadão Cel. Joaquim de Souza Nogueira, situado nas proximidades do cemitério que seria substituído.
A construção do cemitério novo começou em março de 1926 e com doações do povo e recursos da intendência a obra foi concluída e inaugurada no dia 28 de maio de 1926, o que demonstra o interesse do Intendente em dotar a cidade de um novo cemitério.
Deve ser registrado que durante a frutífera gestão do Cel. Manoel Teixeira de Carvalho, ocorreram os seguintes eventos:
I) Aconteceu no ano de 1926, a maior enchente do Rio São São Francisco da década de 1920;
II) Em janeiro de 1926 chega a Xiquexique, de vapor, o primeiro caminhão e o primeiro automóvel da cidade, comprados em São Paulo pelo Sr. Marinho Pereira de Carvalho;
III) Em março de 1926, 0 Cel. Manoel Teixeira de Carvalho, Intendente Municipal de Chique-Chique, concedeu um alvará de licença ao Sr. Marinho Pereira de Carvalho para construir uma estrada de rodagem ligando Xiquexique a Canabrava do Gonçalo. Foi a primeira rodovia de Xiquexique.
IV) No ano de 1926 a Coluna Prestes passou no interior do município de Xiquexique, precisamente nas localidades de Canabrava do Gonçalo, Riacho de Areia, Fazenda Forquilha, Maxixe e povoado de Roça de Dentro.
V) Em fevereiro de 1927, o padre Vicente Francisco dos Santos, se despede da Paróquia, como vigário da Igreja Matriz do Senhor do Bonfim e é substituído pelo padre Antonio Costa Rego, carinhosamente chamado de monsenhor Costa pela população. Exerceu a função de vigário até o ano de 1936. Monsenhor Costa é nome de rua em Xiquexique.
VI) O Intendente sancionou, no dia 17 de março de 1928, a Lei Municipal nº 19, estabelecendo auxílio financeiro para as obras de recuperação do templo da Igreja Matriz do Senhor do Bonfim.
Xiquexiquenses ilustres que nasceram durante a gestão municipal do Cel. Manoel Teixeira de Carvalho:
08.10.1924: Nasceu 0 Sr. Djalma Alves Bessa, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho do Sr. Luiz Alves Bessa e de D.Adalgisa de Souza Bessa. Bacharelou-se em Direito na cidade de Recife, e aprovado em concurso público passa a exercer a função de Promotor da Justiça Pública da Bahia. Exerceu a função de deputado estadual por quatro mandatos consecutivos (1954-1970) e, também, quatro legislaturas para deputado federal (1970-1986).
1924: O Dr. Clodoaldo de Magalhães Avelino, Dr. Dozinho, se tornou o primeiro xiquexiquense a colar grau em medicina pela Universidade Federal da Bahia. O médico Dr. Clodoaldo de Magalhães Avelino era filho do Cel. Agrário de Magalhães Avelino e de D. Fulgência Nogueira Bastos Avelino.
28 .01.1925: Nasceu D. Alita Ribeiro de Araújo Soares (Profa, Litinha), em Barra (BA), filha do Sr. Aristides Olympio de Araújo e de D. Alita Cândida Ribeiro de Araújo. Fez o curso ginasial e o Curso de Professora no Educandário Santa Eufrásia. Aprovada em concurso público, ingressou na rede estadual e Educação da Bahia.
06.08.1925: Nasceu o Pe. Honório de Queiroz Rocha, filho do Sr. Pedro de Freitas Rocha e de Maria Amanda Queiroz da Rocha. Fez o curso secundário no seminário de Olinda (PE) e o curso superior de Filosofia e Teologia na Universidade Gregoriana de Roma, na Itália, sendo ordenado sacerdote da Igreja Católica e Apostólica e Romana, na segunda metade da década de 1940. Padre Honório de Queiroz Rocha foi sacerdote, advogado, professor, além das atividades políticas no Estado de Pernambuco. Afastado do sacerdócio casou-se com D.Marta Lúcia de Castro Rocha e tiveram duas filhas: Maria Amanda de Castro Rocha e Ana Vitória de Castro Rocha. Faleceu no dia 23.07.2006, com 81 anos e foi sepultado na cidade de Petrolina PE.
25.12.1925: Nasceu Manoel Alves Bessa, na localidade de Ilhota, município de Xique Xique, estado da Bahia, filho de Marcolino Alves Bessa e de Laudelina Maria de Souza. Foi agricultor, fazendeiro e político. Foi vereador da Câmara Municipal de Chique-Chique nas seguintes legislaturas: 1963-1967, 1971-1973 e 1977-1983.
29.08.1926: Nasceu o Sr. Florisval Torres da Silva, por todos conhecido como Florzinho, em Remanso (BA) filho da Sra. Joana Torres da Silva, tendo em 1934, com 8 anos, vindo residir em Xiquexique, com a mãe e a avó Ana Josefa Torres da Silva. Casou-se com a Sra. Francisca Gonzaga da Silva e tiveram 8 filhos.
30.01.1927: Nasceu o Sr. Nilo Castelo Branco Pinheiro, filho do Cel. Gustavo Pinheiro de Alcântara e de D. Pergentina Castelo Branco Pinheiro. Nilo Castelo Branco Pinheiro faleceu subitamente no dia 23 de outubro de 2007 estando sepultado no cemitério central da cidade de Xiquexique.
04.04.1927: Nasceu o Sr. Ivan Guimarães Bessa, filho do Sr. Rodrigo Alves Bessa e de D.Alexandrina Guimarães Bessa. Foi coletor federal em Esplanada, Irecê e Chique-Chique.
16.09.1927: Nasceu o Sr. Octávio Olympio Ribeiro de Araújo, conhecido como Tavinho Araújo, na cidade de Barra, filho do Sr. Aristides Olympio Araújo e de D. Alita Cândida Ribeiro de Araújo. Foi funcionário público estadual e da Câmara Municipal de Chique-Chique.






Nenhum comentário:

Postar um comentário