quarta-feira, 31 de março de 2010

Propagandas antigas: Calças FAR-WEST


CALÇAS FAR-WEST

Hoje, quando um cidadão sexagenário entra numa loja e pede uma "calça far-west", os vendedores não sabem do que se trata e ficam fazendo pouco caso do linguajar daquele consumidor sem entender porque o pedido foi feito daquela forma, vez que, a "calça far-west" hoje é chamada de "calça jeans".
Até quando ser "calça jeans" ?
Estávamos nos anos 1950/1960, a Segunda Grande Guerra recém terminada e os Estados Unidos que tinham gasto uma fortuna com o aquele evento bélico, desejava a todo custo arrecadar dinheiro no resto do mundo através da vend dos seus produtos supérfluos.
Para eles a "calça far-west" era um costume que vinha dos pioneiros, primeiros colonizadores que precisavam de um tecido grosseiro para aguentar a viagem para o oeste do Pais. Nos filmes de caubói, o artista e os bandidos usavam calças far-west.
E, foi com a denominação de "calça far-west" que aquele pais iniciou uma agressiva propagando tentando, não só ganhar dinheiro com o produto mas, principalmente, impor nos paises que deles ainda dependiam, um costume que somente a eles interessava.
E, não é que pegou?
Mas, como não ficava bem a elite vestir calça de artista e de mocinho em filme de caubói, mudou-se o nome da calça para "calça jeans" e com isso todo mundo ficou feliz, mesmo tendo que usar aquele tecido grosso em clima quente como o nosso no Nordeste.
Está aí a propaganda ou o "reclame" como era chamada, para provar o nome original da atual "calça jeans".

Nenhum comentário:

Postar um comentário