sexta-feira, 26 de março de 2010

Rua do perau

A RUA DO PERAU DESTRUÍDA PELO "PAREDÃO"

A Rua do Perau, uma das principais ruas de Xiquexique nos anos 1950, no sentido norte/sul, e comentada em crônica postada neste Blog no dia 16.ago.2009 foi totalmente destruída e descaracterizada após a construção do "PAREDÃO", conforme podemos constatar pelas 3 fotografias expostas.
PERAU significa "Declive rápido, do fundo do mar ou de um rio, junto à costa ou à margem." e o nome da rua de Xiquexique significava exatamente isso pois ela estava situado na margem do rio num local onde esta caia abruptamente numa grande profundidade, onde ninguém tomava pé e nem banho.
A primeira foto acima a esquerda, mostra a Rua do Perau nos anos 1950, começando com um bonito edifício onde funcionava a Pensão Glória. Reparem que os postes de iluminação eram feitos de trilhos de trem. Todo o conjunto de casas situado à direita, inclusive o Edifício da Pensão Glória, foi totalmente botado abaixo para que o "PAREDÃO" passasse por cima.
A segunda foto, em preto e branco, era o pequeno Largo onde a Rua do Perau desembocava. Na foto vê-se 3 casas, onde, da esquerda para a direita, funcionavam a Pharmácia Universo, o Armazém do Sr. Francolino Santos (Seu Gringo) e a Loja Esperança. Essas casas juntamente com as demais que formavam o pequeno Largo, foram destruídas para dar lugar ao "PAREDÃO". A nova geração pode então constatar, pela foto colorida, o que restou do pequeno Largo que começava a partir da esquina da casa verde e principalmente da famosa Rua do Perau que vinha logo após o Largo. Do lado direito da rua nada restou existindo apenas o "PAREDÃO" e, do lado esquerdo restaram ruínas das casas que se encontram em total abandono servindo até para esconderijos de malfeitores.
É chegada a hora de os líderes, cidadãos e administadores públicos de Xiquexique tomarem a heroica decisão de botar abaixo o "PAREDÃO" e restaurar a outrora beleza da beira do rio da cidade, não só por uma questão estética mas também pela preservação da saúde pública e da manutenção da ordem e combate à violência.

Vamos meu povo, derrubem o 'PAREDÃO' e se inscrevam no história de Xiquexique.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário