domingo, 18 de abril de 2010

O MERCADO SÃO FRANCISCO DE XIQUE XIQUE (BA)



MERCADO MUNICIPAL DE XIQUE XIQUE (BA)



O Blog do Sr. Prefeito Municipal de Xique Xique, anuncia uma reforma e total recuperação do Mercado São Francisco, hoje conhecido como Mercado das Frutas da cidade, começando pelo telhado e até a calçada. Vejamos o que será feito, segundo a promessa do Executivo Municipal: Troca de todo o telhado, revestimento de cerâmica nas paredes internas, piso em cerâmica de alta resistência, reconstrução da calçada, construção de sanitários públicos e revisão de todo o sistema hidráulico e elétrico, SEM CONTUDO, ALTERAR A ARQUITETURA ORIGINAL DO EDIFÍCIO.

Essa é uma alvissareira notícia para o povo de Xique Xique, pois o Mercado, inaugurado em 1950 pelo então Prefeito Sr. Aurélio Gomes de Miranda, sempre foi uma referência para a população e, lamentavelmente, há muitos anos, encontra-se em total abandono pelas autoridades públicas. Parabéns Sr. Prefeito PELO FEITO.





Veja, a geração nova de xiquexiquenses, o que diz o nosso historiador Prof. Cassimiro Machado Neto, sobre o Mercado São Francisco, hoje denominado Mercado de Frutas de Xique Xique:


"Com a planta arquitetônica e o projeto de construção nas mãos, diuturnamente o prefeito Aurélio Gomes Miranda e sua equipe administraram a obra desde o alicerce, passando pelo telhado e pelo acabamento. Muitos meses de luta e de economia, sem qualquer ajuda externa. Depois de muita paciência e persistência o Mercado São Francisco estava pronto, lindo, gigantesco – a maior construção desde a implantação das Escolas Reunidas César Zama, pelo coronel Francisco Xavier Guimarães, Prefeito Municipal, em 1937. A construção do Mercado Municipal São Francisco foi planejada em 1948, iniciada em 1949 e concluída no 2º semestre de 1950 – ano eleitoral."

Um comentário:

  1. Espero que realmente essa reforma aconteça! é uma pena o Mercado na situação que se encontra, ainda me lembro quando eu e meu pai trabalhavamos no mercado, tinhamos uma banca em meados dos anos 80,tempo bom. espero que recuperem essa obra, porque é parte de nossa historia.quando vou a Xique Xique nunca deixei de ir ao mercado. faço fotografias dele mesmo na situação que se encontra, e aproveito para matar um pouco de saldades do tempo que trabalhei lá. João Machado.

    ResponderExcluir