quinta-feira, 20 de maio de 2010

PRAÇA DO PIRULITO X PRAÇA GETÚLIO VARGAS


Elucidando dúvidas.


Em 18 do mês em curso postei a foto à esquerda, indicando tratar-se da Praça 6 de Julho, conhecida na década de 1950 como PRAÇA DO PIRULITO, e, atualmente chamada pela população como Praça da Caldeira.
A matéria foi divulgada no Blog XIQUESAMPA do, também, xiquexiquense Adriano que reside em São Paulo, tendo sido objeto de alguns comentários feitos por jovens conterrâneos informando que "a praça da Caldeira nunca se chamou praça do Pirulito, com esse nome é aquela praça de calçamento rustico, onde ficava o Canecão, bar do Pacheco, no meio da rua e acho que ainda existe, um monumento parecendo um pirulito, por isso o nome."
O monumento a que se refere o comentarista "parecendo um pirulito" ainda existe (foto a direita) e está situado na Praça Getúlio Vargas, "onde ficava o Canecão".
São dois obeliscos totalmente diferentes: o da foto a esquerda foi construido e inaugurado no dia 06.07.1932 pelo Prefeito Cel. José de Souza Nogueira para comemorar o centenário da Emancipação Política de Xique-Xique, dando ao local o nome de Praça 06 de Julho. Esse obelisco bem como o círculo de cimento que o contornava não mais existem, mas, pelos xiquexiquenses sexagenários e septuagenários o local era conhecido como "Praça do Pirulito". A foto da direita, segundo obelisco, foi construído pelo Prefeito Ten. Antônio Justiniano de Souza, no ano de 1942 para homenagear o ditador Getúlio Vargas e deu ao local o nome de Praça Getúlio Vargas. Esse obelisco ainda existe e deve ser conservado e protegido de demolição pois é um dos marcos históricos da cidade. Nunca foi chamado de Praça do Pirulito.
Esses esclarecimentos tem apenas o objetivo de informar aos jovens xiquexiquenses que não tiveram a felicidade de andar de bicicleta em volta do Pirulito, situado nos fundos da Igreja Matriz.







Um comentário:

  1. Olá Juarez muito obrigado pelos esclarecimentos !!! Públicarei essa matéria em meu Blog, para que os mais jovnes tenham conchecimento que a Praça 6 de Julho ja foi chamada de Praça do Pirulito. Muito obrigado pelas informações.

    Grato Adriano Brito/ BLOG XIQUESAMPA .
    Acessem www.xiquesampa.blogspot.com Abraço Juarez Chaves .

    ResponderExcluir