domingo, 6 de junho de 2010

O Espião de Computador



“UM ESPIÃO EM SEU COMPUTADOR”


A operadora OI, dona da banda larga VELOX e do portal iG, adquriu o programa de comutador NAVEGADOR, desenvolvido pela empresa inglesa PHORM, que rastreia tudo o que seus clientes de banda larga fazem na internete. Por isso é uma ameaça para nós.
Esse programa registra tudo o que se faz na internete. Por exemplo, o NAVEGADOR sabe que se entra no Orkut, quando se digita o nome de uma pessoa no campo de busca, quando se visita o perfil dos amigos dessa pessoa. Também registra o ingresso das pessoas num simples saite de vendas ou quando visita o saite do banco para consulta de saldo. Enfim, esse programa NAVEGADOR segue todo os passos que as pessoas dão ao abrir cada mensagem, chegando ao detalhe de anotar quanto tempo as pessoas gastam em cada uma dessas atividades, transmitindo todas essas informações a uma empresa sediada não se sabe onde, que analisa o comportamento do internauta e o classifica de acordo com algum rotulo.
É amedrontador e real esse tipo de invasão de privacidade que ameaça os internautas brasileiros.
Esse terrível programa chamado de NAVEGADOR e que está sendo, discretamente, testado no Rio de Janeiro pela OI deverá se expandir aos usuários de todo o Estado até o final deste ano.
De tão perigoso esse NAVEGADOR ainda não conseguiu entrar nos Estados Unidos e nos países da Europa, pois há o temor de que informações pessoais sejam usadas de foma indevida. Se uma empresa telefônica não pode grampear as nossas linhas, como pode a internete ter o direito de saber o que você faz na rede? Um programa espião ameaça nossa liberdade.
Vejam as providências que algumas pessoas importantes tomaram contra o programa NAVEGADOR que está sendo testado pela OI:
I – JEFF BEZOS – Dono da livraria virtual Amazon: Decidiu que seu site vai bloquear o programa Phom. Quem acessar a livraria on-line não será vigiado mesmo que o Phorm esteja instalado no computador.
II – JIMMY WALES – Fundador da Wikipédia: Bloqueou a Phorm para quem usa a enciclopédia. Em 2008, a Phorm admitiu ter adulterado o verbete da empresa na Wikipédia para apagar meções negativas.
III – TIM BERNERS-LEE – Diretor do Consórcio WWW que supervisiona a internet, manifestou-se contra a Phorm: “Minhas informações pessoais são minhas. Você não pode tê-las sem negociar comigo”
IV – ROSS ANDERSON – Professor de engenharia de segurança na Universidade Cambridge: Afirma que nenhuma tecnologia garante o anonimato dos dados. Redomenda que as pessoas evitem preovedores com o programa Phorm.
obs.: Informações retiradas da revista ÉPOCA, nº 629, de 07.06.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário