sábado, 5 de junho de 2010

Prefeito de Xique-Xique: Dr. Naylor de Souza Nogueira

Prefeito Naylor de Souza Nogueira
– 1946 –

Mandato: 25 de agosto de 1946-28 de setembro de 1946.
Presidente da República: Eurico Gaspar Dutra (31.01.1946-31.01.1951).
Interventor Federal da Bahia: Cândido Caldas (26.07.1946-10.04.1947).

Na audiência que manteve com o Interventor Federal da Bahia, Dr. Cândido Caldas, no dia 16 de agosto de 1946, o Prefeito Xique-Xique (BA), Sr. Adão Bastos conseguiu não só convencê-lo a aceitar a sua renúncia à Prefeitura, para se candidatar a Deputado Estadual, como também deixou acertado o nome do Dr. Naylor de Souza Nogueira, conceituado cirurgião-dentista na cidade, para substituí-lo na chefia do Poder Executivo de Xique-Xique.
O Dr. Naylor Nogueira que já havia exercido o mesmo cargo como o 8º prefeito municipal, no período de 02 de janeiro a 10 de abril de 1946, para satisfazer a vontade do seu cunhado Prefeito, aceita a indicação, permitindo que o Sr. Adão Bastos possa se candidatar a Deputado Estadual pela Bahia.
No dia 25 de agosto de 1946 Dr. Naylor Nogueira assume, pela segunda vez, a prefeitura municipal de Xique-Xique (BA), como o 10º Prefeito nomeado, tendo como secretário o experimentado burocrata municipal Sr. Francisco Emerenciano da Cruz, mais tarde sendo substituído por Dr. Amélia Magalhães e Silva.
Mas, o seu objetivo não era ser prefeito e sim vereador e, logo que assumiu começou a procurar alguém para substituí-lo, pois estava disposto a renunciar para poder se candidatar a vereador nas eleições de 1947.
Por isso durante os poucos dias em que passou sentado na cadeira de Prefeito, sem deixar de cumprir os expedientes voltados para questões políticas e nem de dialogar com os correligionários sobre os temas municipais mais importantes e imediatos, o Dr. Naylor manteve contatos diuturnos, com a maioria dos correligionários, sempre assessorado politicamente pelo ex-Prefeito Sr. Adão Bastos, tendo dessas conversas surgido o nome do comerciante e fazendeiro Sr. Custódio B. Moraes para substituí-lo no cargo de prefeito municipal de Xique-Xique.
Com o endosso do amigos e dos políticos situacionistas, o Dr. Naylor Nogueira, no dia 19 de setembro de 1946, enviou para o Dr. Cândido Caldas, Interventor Federal na Bahia, um circunstanciado telegrama solicitando demissão do cargo e indicando o nome do Sr. Custódio Moraes para substituí-lo. Poucos dias depois, no dia 26 de setembro de 1946, chega o decreto de nomeação do Sr. Custódio B. Moraes para assumir o cargo de 11º Prefeito Municipal de Xique-Xique, liberando o Dr. Naylor Nogueira para se candidatar a Vereador pela cidade.
OBS.: Informações extraídas e selecionadas do livro “Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique” Ed. 1999 – Autor: Cassimiro Machado Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário