domingo, 1 de agosto de 2010

Prefeito Municipal: JOEL FIRMO DE MEIRA


Prefeito Joel Firmo de Meira
– 1963-1967 –

Posse: 07 de abril de 1963.
Mandato: 08 de abril de 1963 a 07 de abril de 1967.
Vice-Prefeito: a Constituição de 1946 não previa esse cargo.
Presidentes da República:
João Belchior Marques Goulart (07.09.1961-01.04.1964)
Pascoal Ranieri Mazzilli (02.04.1964-15.04.1964) e
Humberto de Alencar Castello Branco (15.04.1964-15.03.1967).
Governador da Bahia:
Antonio Lomanto Júnior (07.04.1963-07.04.1967).
Juiz de Direito: Heitor de Araújo Souza.

JOEL FIRMO DE MEIRA, nasceu em Xique-Xique (BA), no dia 26 de outubro de 1931, filho do Sr. Manoel José de Meira e de D. Gercina Firmo de Meira. ‘Maninho Meira’ como é mais conhecido pelos familiares e amigos, no decorrer de sua equilibrada vida, exerceu inúmeras atividades começando como auxiliar-de-tropeiro de um tio materno e, ao acumular algumas economias dedicou-se à comercialização de ouro e pedras preciosas e semipreciosas adquiridas nos garimpos de Gameleira do Açuruá, Santo Inácio, Gentio do Ouro e Rumo, dedicando-se, ainda às atividades de agricultor, fazendeiro e comerciante.
Em janeiro de 1953 Joel Meira contraiu matrimônio em Xique-Xique, com D. Maria Euza Pinheiro Meira, em cerimônia civil celebrada pelo Juiz de Paz Antônio de Figueiredo Bastos e religiosa pelo padre José de Oliveira Bastos, na Igreja Matriz do Senhor do Bonfim. Dessa união o casal teve os seguintes filhos: Joeuza Pinheiro Meira, Joelson Pinheiro Meira, Joelma Pinheiro Meira, Jane Angélica Pinheiro Meira, Jacira Pinheiro Meira, Jarbas Pinheiro Meira, Joel Firmo de Meira Júnior, Jéferson Gustavo Pinheiro Meira e Jacqueline Pinheiro Meira. Com o falecimento de D. Maria Euza Pinheiro Meira, Joel Meira contraiu segunda núpcias com Miriam Torres de Meira, no dia 30 de abril de 1985, em Xique-Xique, onde reside ate hoje.
Ainda na juventude Joel Meira sentiu-se atraído pela política partidária e, candidatando-se ao cargo de Prefeito de Xique-Xique submete-se às eleições municipais realizadas no dia 3 de outubro de 1962, disputando o cargo com o ex-prefeito José Peregrino de Souza e o comerciante Nélson Alves de Almeida.
A campanha foi duríssima, muito acirrada, muito disputada e quase um plebiscito, pois situou-se apenas entre os candidatos Joel Meira, um jovem que buscava sua primeira eleição para o maior cargo do município e José Peregrino de Souza, que além de experiente político, mesmo uma “raposa velha”, havia feito uma boa administração municipal quando do primeiro mandato (1955/1959) e agora, pleiteava o segundo, coberto da glória e do reconhecimento popular, principalmente por haver implantado na cidade o Ginásio Municipal Senhor do Bonfim. Era portanto franco favorito para exercer o segundo mandato.
Mas, política partidária é coisa que não se deve confiar e nem apostar. No que pese o favoritismo de José Peregrino de Souza, o jovem e inciante candidato Joel Meira, sem muita penetração política no Município e apenas apoiado pelo prefeito Francisco Marçal da Silva foi o escolhido pelo povo.
Ao assumir a prefeitura de Xique-Xique, o prefeito Joel Firmo de Meira, no verdor de sua juventude e consciente das limitações orçamentárias do Município, decidiu que precisava escolher uma pessoa que tivesse o perfil ideal para ajudá-lo nas tarefas mais técnicas, ficando o trabalho mais pesado com ele mesmo – pois era um homem experimentado em realizar grandes tarefas. Para isso convidou a Sra. Felisbela de Miranda Guedes, exímia datilógrafa, muito organizada, inteligente, criativa para ser sua secretária.
Bastante limitado pela pobreza do erário, o prefeito Joel Firmo de Meira procurou realizar obras de grande alcance social em todo o município e, sem medir sacrifícios ou distância para alocar os recursos possíveis, foi a luta e conseguiu realizar um grande programa de obras.
Na área da educação construiu as seguintes escolas:
I) Escola Djalma Bessa, localizada na Rua Virgílio Bessa em Xique-Xique;
II) Escola Hermenegildo de Souza Nogueira, localizada na Rua Castro Alves, em Xique-Xique;
III) Escola Ministro Luiz Viana Filho, localizada na Rua Maranhão;
IV) Escola professora Anita de Carvalho e Silva, localizada na Rua Professor Carlos de Souza Santos em Xique-Xique;
V) Escola Deputada Necy Novais, localizada no bairro das Pedrinhas, em Xique-Xique;
VI) Escola Professora Elza Bessa, localizada na sede do distrito de Copixaba, município de Xique-Xique;
VII) Escola Hermenegildo de Souza Nogueira, no povoado de Várzea Grande, distrito administrativo de Tiririca, município de Xique-Xique;
VIII) Escola Prefeito Aurélio Miranda, localizada no povoado do Mundinho, distrito administrativo de Tiririca, Município de Xique-Xique;
IX) Escola Dr. Clodoaldo de Magalhães Avelino, primeiro médico de Xique-Xique, localizada no povoado do Pontal, distrito administrativo de Tiririca, Município de Xique-Xique;
X) Escola Deputado Manoel Novais, localizada no Rio Verde, distrito administrativo de Tiririca, Município de Xique-Xique.
Quando o Prefeito Joel Meira assumiu, a cidade de Xique-Xique que nessa época contava com 131 anos de existência, fundada que fora em julho de 1832, não contava com nenhuma rua pavimentada com paralelepípedos. Apesar dos parcos recursos o jovem prefeito decidiu também atacar a falta de pavimentação pública e com muita dedicação e coragem conseguiu calçar, com paralelo os principais logradouros do centro da cidade: Avenida Dr. J. J. Seabra, Avenida Barão do Rio Branco, Rua Marechal Deodoro, Rua Quintino Bocaiúva, Rua Custódio B Moraes, Praça Conselheiro Luís Viana, Rua Castro Alves e parte da Rua João Guimarães.
Paralelamente aos trabalhos de pavimentação da cidade,o Prefeito Joel Meira recuperou, totalmente, o Mercado Municipal São Francisco que fora construído no ano de 1950 pelo prefeito Aurélio Miranda, que estava bastante estragado pelo uso e pelo tempo.
Recuperou, também o jardim da Praça D. Máximo importante logradouro construído pelo prefeito João Rodrigues Soares (1951/1955), espaço público mais antigo de Xique-Xique, pois existe desde o ano de 1700.
Continuando o seu tabalho de atender a toda população do município, o prefeito Joel Meira, resgatando compromissos de campanha, construiu mercados comunitários nos distritos de Copixaba, Marrecas e Tiririca, locais para o comércio dos produtos derivados da agricultura e do campo, assim como peças artesanais e mercadorias industrializadas importadas dos centros mais adiantados.
No setor de estradas. o prefeito Joel Firmo de Meira teve sensibilidade e bancou a construção de uma ponte na estrada que liga as cidades de Xique-Xique e Barra e outra na via que vai de Xique-Xique para Santo Inácio. Essas duas pontes, até hoje, garantem segurança e livre acesso a centenas de pessoas que se locomovem entre essas três comunidades.
Atendendo a um pleito do distrito de Tiririca, o prefeito Joel Meira providenciou a construção de um novo cemitério para aquela vila, passando para as famílias daquela comunidade a tarefa de zelar pelo novo campo-santo do distrito.
Para culminar a boa administração municipal que vinha fazendo o prefeito Joel Meira construiu o Estádio de Futebol de Xique-Xique, dando-lhe como patrono o nome de Estádio Municipal Dr. Hélcio Bessa, um médico xiquexiquense que dedicou toda a sua vida profissional à saúde dos seus conterrâneos e que era um dos grandes incentivadores da prática do futebol na cidade.
Mas, o excelente prefeito Joel Meira, durante o seu primeiro mandato, cometeu uma grande falha que pode ser creditada à sua juventude como administrador público bem como à falta de um eficaz aconselhamento por parte dos seus assessores e políticos que o cercavam: Foi a derrubada da Prédio da Prefeitura situado na Praça D. Máximo.
O belo e histórico prédio do Paço Municipal, em estilo clássico (foto em preto e branco), teve a construção iniciada no ano de 1889, pelo Cel. Gustavo de Magalhães Costa, primeiro Intendente de Xique-Xique, possuindo dois pavimentos, que abrigavam a Intendência Municipal, o Conselho Municipal, o Batalhão da Guarda Nacional, a Delegacia de Polícia, a Cadeia Pública e, a partir de 1915, a sede da Comarca de Xique-Xique.
Sem nenhum motivo racional mesmo porque o pobre erário do Município não permitia esse tipo de extravagância o Prefeito Joel Firmo de Meira tomou a triste decisão de demoli-lo para em seu lugar construir um novo Paço Municipal, de beleza arquitetônica duvidosa (foto colorida). Se fosse o caso de o prédio estar pequeno para abrigar a administração municipal, poder-se-ia, pela abundância de terreno na cidade ser construído o Paço Municipal em outro local. O velho prédio clássico com uma pequena reforma/restauração poderia ser poupado e reutilizado como museu da cidade e biblioteca pública. Mas, o mal já está feito e fica aqui apenas o registro para posterior conhecimento dos fatos e atos do prefeito Joel Firmo de Meira.
No período 1963/1967, duranto omandato do prefeito Joel Firmo de Meira, a Câmara Municipal de Xique-Xique era composta pelos seguintes vereadores: Aurelino Macedo Souza, Clóvis Peregrino de Souza, Custódio B Moraes, Domingos Alves da Costa, Francisco Marçal da Silva, Geraldo Regis de Oliveira, João Ferreira Filho, José Peregrino de Souza e Manoel Alves Bessa.
Eventos acontecidos na cidade durante o mandato do prefeito Joel Firmo de Meira.
19 de abril de 1963: Nasceu Cláuber Carvalho Cunha, filho de Claudionor Francisco Cunha e de Nenízia Carvalho Cunha.
27 de maio de 1963: Nasceu José Procópio do Nascimento, município de Sento Sé, filho de Pedro Muniz do Nascimento e de Odália dos Reis Muniz.
30 de maio de 1963: Nasceu Sérgio Luiz de Figueiredo Nogueira, filho de Dílton de Souza Nogueira e de Letícia de Figueiredo Nogueira.
04 de julho de 1963: Nasceu Romildo Joaquim de Almeida. Ingressou na carreira política, tornando-se um dos fundadores do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores - PT, elegendo-se vereador no pleito de 1992.
09 de agosto de 1963: Nasceu Maria Aparecida de Souza Brito Santos, filha de Amaro Pereira de Brito e de Isabel Souza Brito.
21 de agosto de 1963: Nasceu Sérgio Alves Barbosa, filho de Manoel Alves Barbosa e de Emília Silva Barbosa.
23 de outubro de 1963: Nesta data o município de Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique completou 119 anos de criado e politicamente emanciapado, por determinação do Conselho Provincial da Bahia, foi instalado oficialmente como município Naquela oportunidade, tomou posse a primeira Câmara Municipal eleita e copmposta pelos cidadãos: Álvaro Antonio de Campos, Antonio Joaquim de Novais Sampaio, Ernesto Augusto da Rocha Medrado, João Xavier da Costa, Clemente Sancho Pereira da Franca, Manoel Netto Martins e Bernardo de Magalhães e Souza.
23 de outubro de 1963: Nasceu Daniel Francisco dos Santos, filho de Manoel Francisco dos Santos e de Nilce Rodrigues dos Santos
23 de outubro de 1963: Nasceu Alexandra Cristine Bessa Severo, filha de Ademar Chastinet Duarte e de Diva Bessa Duarte.
01 de novembro de 1963: Nasceu José Alves Cavalcante Filho, filho de José Alves Cavalcante e de Lindaura Maria Rosas Cavalcante.
13 de dezembro de 1963: Nasceu Luzia Fernandes Nogueira, filha de Quintino de Souza Nogueira (Tinu) e de Darcy de Azevedo Fernandes (Dadá).
19 de dezembro de 1963: Nasceu Maria José Dioclécio do nascimento, filha de Getro Dioclécio e de Irene Amorim Dioclécio
15 de janeiro de 1964: Nasceu Alzenir de Souza Brito, filho de Amaro Pereira de Brito e de Isabel de Souza Brito.
14 de fevereiro de 1964: Nasceu Ezey Rodrigues Pedra, filha de José Rodrigues e de Eva Silva Paz Rodrigues. a.
29 de fevereiro de 1964: Nasceu Amilton Leite dos Santos, filho de João Leite dos Santos e de Rosália Francisca dos Santos.
29 de fevereiro de 1964: Nasceu Maximiano Pessoa de Araújo, filho de João da Lapa Araújo e de Josefa Maria da Conceição Araújo.
24 de março de 1964: Faleceu o ex-prefeito José Peregrino de Souza, (1955/1959), na cidade do Salvador, estado da Bahia. Foi sepultado no dia 02 de abril, no cemitério da vila de Tiririca, município de Xique-Xique.
31 de março de 1964: Nasceu Josivaldo Pinheiro Meira, filho de Valdomiro Firmo de Meira e de Abelita Pinheiro Meira.
11 de abril de 1964: Nasceu Arlete Raimunda de Carvalho Muniz, filha de Arthur Raimundo Filho e de Celina Pereira de Carvalho Filha.
14 de abril de 1964: Nasceu Eronilda Pessoa Bastos, filha de Edgardo Pessoa da Silva e de Maria Lícia Pereira de Carvalho.
22 de abril de 1964: Nasceu Josenilda Rodrigues da Costa, filha de Pedro Rodrigues da Costa e de Zilda Rodrigues da Costa.
15 de junho de 1964: Nasceu Rogério Baraúna Ferreira, na cidade de São Paulo, capital do estado de São Paulo, filho de Edivaldo Bertoldo Ferreira e de Neuzilda Baraúna Ferreira.
07 de julho de 1964: Nasceu Nívea Simplícia Pereira de Oliveira, filha de Hamilton Simplício Pereira e de Maria Batista Pereira
21 de julho de 1964: Nasceu Erisvaldo Rodrigues Nunes, filho de Valdir Rodrigues dos Santos e de Carmita Nunes dos Santos.
06 de agosto de 1964: Nasceu Jarbas Pinheiro Meira, filho de Joel Firmo de Meira e de Maria Euza Pinheiro Meira.
29 de agosto de 1964: Nasceu Zaqueu Leão de Castro, filho de Claudimiro de Castro e de Ananita Leão de Castro.
23 de outubro de 1964: Nesta data o município de Xique-Xique completa 120 anos de fundação.
03 de novembro de 1964: Nasceu Gérson de Oliveira Barboza, filho de João de Oliveira e de Izabel Pereira Barboza.
07 de novembro de 1964: Nasceu Jair Ferreira de Brito Filho, filho de Jair Ferreira de Brito e de Francisca Figueiredo Brito.
04 de dezembro de 1964: Nasceu Juraci Francisco da Silva, filho de Joaquim Francisco da Silva e de Salvelina Hermenegildo da Silva.
12 de dezembro de 1964: Jandovy Galvão Borges se casou com Belanísia Pinheiro Borges.
1964: O Colégio Municipal Senhor do Bonfim de Xique-Xique formou a primeira turma do curso de Formação para o Magistério Primário.
14 de janeiro de 1965: Nasceu Marcelo de Queiroz Rocha, filho de Vanderlino Rocha e de Idalina de Queiroz Rocha.
21 de janeiro de 1965: Nasceu Neemias Ribeiro Machado, no Hospital Carmela Dutra, na cidade de Bom Jesus da Lapa, estado da Bahia, filho de Cassimiro Machado Neto e de Emília Débora Ribeiro Machado.
22 de janeiro de 1965: José Francisco Alves se casou com Júlia Soares Alves.
31 de janeiro de 1965: Nasceu Lígian Santos Oliveira, na cidade de São Paulo, capital do estado de São Paulo, filha de Carlos de Souza Santos e de Lígia Filomena de Menezes Santos.
02 de fevereiro de 1965: Nasceu Milena Maria Bessa Miranda, filha de Romildo de Lima Miranda e de Abigail Bessa Miranda.
20 de março de 1965: Nasceu Ivanilde Tarrão Vasconcelos, filha de Eliecy Feliz Tarrão e de Irene Pereira Tarrão.
15 de abril de 1965: Nasceu Paulo Hélder Peregrino Cunha, filho de Nizan Gomes Cunha e de Maria Peregrino Cunha.
25 de abril de 1965: Nasceu Eni Marçal de Carvalho Schafer, na cidade do Salvador, estado da Bahia, filha de Francisco Marçal da Silva e de Anita de Carvalho Silva.
27 de abril de 1965: Nasceu Solange Marques Viana, filha de Silvano de Souza Viana e de Ana Marques Viana.
12 de maio de 1965: Foi fundada a Empresa de Transportes Macaubense Ltda – EMTRAM, na cidade de Macaúbas, estado da Bahia. Naquele mesmo ano a empresa inaugurou sua linha Xique-Xique-São Paulo.
16 de maio de 1965: Nasceu Edson Raimundo Marques Guerreiro, filho de Porfírio Marques de Souza e de Maria Guerreiro Souza..
02 de junho de 1965: Nasceu Edmar Nogueira de Queiroz, filho de Francisco Nogueira da Silva e de Ceci Queiroz da Silva.
02 de julho de 1965: Nasceu Eloízio Alves da Costa, filho de José Alves da Costa e de Edite Tomaz da Costa.
18 de agosto de 1965: Nasceu Joseny Rodrigues da Costa, filha de Pedro Alves da Costa e de Zilda Rodrigues da Costa.
26 de agosto de 1965: Nasceu Cleonice Souza Marçal, filha de Francisco de Assis Souza e de Efigênia Rodrigues de Souza.
28 de agosto de 1965: Nasceu Carlos Roldão Lima, filho de Manoel Rodrigues Lima e de Íris Roldão Lima.
31 de agosto de 1965: Nasceu Hélder Emílio Silva Carvalho, filho de José Antonio de Carvalho e de Maria Francisca da Silva Carvalho.
13 de outubro de 1965: Nasceu Eduardo Pessoa da Silva, filho de Edgardo Pessoa da Silva e de Eunice Alves da Silva
22 de outubro de 1965: Nasceu Juscelino Paranhos Rio Branco, filho de Manoel da Paixão barros e de Nilza Barros Paranhos Rio Branco.
25 de novembro de 1965: Nasceu Joel Firmo de Meira Júnior, filho de Joel Firmo de Meira e de Maria Euza Pinheiro Meira..
04 de dezembro de 1965: José Rodrigues se casou com Eva Silva Paz Rodrigues.
15 de dezembro de 1965: Odêncio Rodrigues dos Santos se casou com Cleuza Marques dos Santos.
26 de dezembro de 1965: Nasceu Tanisley Beatriz Meira Guerreiro, filha de Bartolomeu Firmo de Meira e de Julieta de Santana Meira.
27 de dezembro de 1965: Nasceu Ana Joaquina Muniz do Nascimento, na localidade de Piri, município de Sento Sé, estado da Bahia, filha de Pedro Muniz do Nascimento e de Odália dos Reis Muniz.
02 de janeiro de 1966: Nasceu João Carlos Durães de Araújo, filho de João Alves de Araújo e de Gildete Durães de Araújo
08 de janeiro de 1966: José Carvalho dos Santos se casou com Zenaide Chagas Carvalho.
18 de janeiro de 1966: Nasceu Edelson Ribeiro da Silva, na filho Alberto Ribeiro da Silva e de Anália de Brito Mata.
30 de janeiro de 1966: Nasceu Fátima Sueli Alves da Silva, filha de José Francisco Alves e de Júlia Soares Alves.
01 de fevereiro de 1966: Nasceu Sílvio Sampaio Bandeira Júnior, filho de Sílvio Carlos Sampaio bandeira e de Eny Pires de Carvalho Bandeira.
11 de fevereiro de 1966: Nasceu Enaldo Rodrigues Nunes, filho de Valdir Rodrigues dos Santos e de Carmita Nunes dos Santos
20 de março de 1966: Nasceu Vera Lúcia Rodrigues de Melo, filha de José Rodrigues de Melo e de Izabel da Silva Melo.
22 de março de 1966: Nasceu Ercília Débora Ribeiro Machado, no Hospital Carmela Dutra, na cidade de Bom Jesus da Lapa, estado da Bahia, filha de Cassimiro Machado Neto e de Emília Débora Ribeiro Machado
02 de abril de 1966: Nasceu Márcio Vinícius Feitosa Ramos, na cidade de Remanso, estado da Bahia, filha de Murilo de Albuquerque Ramos e de Geny Feitosa Ramos.
13 de abril de 1966: Nasceu Rita de Cássia Chagas Carvalho, filha de José Carvalho e de Zenaide Chagas Carvalho.
26 de maio de 1966: Nasceu João Rodrigues da Silva Santos, filho de Manoel Rodrigues dos Santos e de Júlia Rodrigues da Silva
02 de julho de 1966: Nasceu Leônidas Pereira Oliveira, filho de Valmir Queiroz de Oliveira e de Rosália Pereira Oliveira
07 de setembro de 1966: Faleceu Francisco Braz Lima Gomes, emérito professor leigo de inúmeras gerações, conhecido em toda a cidade como MESTRE CHICO. Era filho de Manoel Braz Gomes e de Josefa Lima Gomes. A Câmara Municipal lhe prestou uma homenagem, colocando seu nome em uma das ruas do bairro Polivalente.
13 de outubro de 1966: Nasceu Domingas Alves dos Santos, filha de Francisco Rodrigues dos Santos e de Judite Alves dos Santos.
13 de outubro de 1966: Getúlio Chaves Campos Souza se casou com Climéria Marques Campos.
14 de outubro de 1966: Nasceu Ivair Pereira Tarrão, filho de Eliecy Félix Tarrão e de Irene Pereira Tarrão.
19 de outubro de 1966: Nasceu Robério Gomes Cunha, filho de Getúlio Reginaldo Cunha e de Arlete Gomes Cunha.
07 de novembro de 1966: Nasceu Almira Nogueira Bastos, filha de Antonio Nogueira Bastos e de Alzira Bonfim Bastos.
15 de novembro de 1966: O comerciante José Barbosa e Silva se elege Prefeito Municipal de Chique-Chique, sucedendo Joel Firmo de Meira.
26 de dezembro de 1966: Nasceu Marinalva Rocha dos Santos, na cidade de São Paulo, capital do estado de São Paulo, filha de Clício Rocha dos Santos e de Maria do Carmo Rocha dos Santos.
26 de dezembro de 1966: Juracy Reginaldo Cunha se casou com Alice Andrade Cunha.
Janeiro de 1967: Circulou a edição nº 1 do ‘O Jornal de Xique-Xique’, de propriedade de Demóstenes Barnabé da Silva. Tamanho tablóide com seis páginas.
01 de janeiro de 1967: Nasceu Rodrigo Eustásio Bessa Duarte, filho de Ademar José Chastinet Duarte e de Diva Bessa Duarte.
02 de janeiro de 1967: Nasceu Anna Karina Pires Feitosa Odeker, na cidade de Ilhéus, estado da Bahia, filho de Gilberto Feitosa Souza e de Suzete Uzeda Pires.
02 de janeiro de 1967: Nasceu Sérgio Luiz Carvalho Bandeira, filho de Sílvio Carlos Sampaio Bandeira e de Eny Pires de Carvalho Bandeira
09 de janeiro de 1967: Nasceu José Pereira da Silva Júnior, filho de José Pereira da Silva e de Nair Alves da Silva.
14 de janeiro de 1967: Nasceu Rosa Maria Ribeiro Bonfim, filha de José Antonio do Bonfim e de Aurelina Ribeiro do Bonfim
01 de fevereiro de 1967: Nasceu Kedma Socorro Paes Landim de Almeida, filha de Renaldo Barreiros de Almeida e de Maria do Socorro Paes Landim de Almeida.
07 de fevereiro de 1967: Nasceu Edésio Rocha Neto, filho de Esércio Rocha e de Durvalina Andrade Rocha.
07 de março de 1967: Nasceu Marinete Ferreira dos Santos, filha de João Batista Ferreira dos Santos e de Donília da Silva Alves.
07 de abril de 1967: José Barbosa e Silva tomou posse no cargo de Prefeito Municipal de Chique-Chique, sucedendo Joel Firmo de Meira.


OBS.: Informações extraídas e selecionadas do livro “Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique” Ed. 1999 – Autor: Cassimiro Machado Neto.









3 comentários:

  1. Caro Juarez, parabéns pelo blog e pelos temas publicados;todos eles. Muito bom o trabalho de pesquisa e de resgate da história de Xique-Xique delineado pelo meu ex-professor Cassimiro, pena que o mesmo excluiu muitas outras obras realizadas na primeira gestão do meu pai ,Joel Firmo de Meira, que também o orientou e o ajudou, narrando várias passagens da história do nosso município ao autor do livro. Também não entendi sobre as críticas em relação à demolição do antigo Paço Municipal, pois meu pai relata e Cassimiro sabe disso, que foram feitos estudos sobre a revitalização do prédio e ficou comprovado que não haveria como recuperá-lo diante da deterioração em que estava, cabendo ao prefeito construir a atual prefeitura, um prédio moderno e funcional à época onde abrigava também, a rádio,secretarias,gabinetes e Câmara de Vereadores.

    ResponderExcluir
  2. Que nostalgia! Revevir um pouquinho da história do nosso ilustre conterrâneo: Joel Firmo de Meira ou simplesmente, MANIM MEIRA, como é conhecido por todos. Dá prá perceber que ele foi um herói em suas investidas, que até hoje conta com marca registrada na nossa bela cidade.
    Abraços. Jilvan Souza Bessa
    Salvador/Ba

    ResponderExcluir
  3. Fiquei feliz em conhecer um pouco da historia de Xique-Xique,o começo de cada realização escolas,ruas,lugares,foi muito bom encontrar relatos assim.....ouvir se falar muito em Manin Meira mas nunca o vi nem mesmo por foto,conheci a partir dessa reportagem um pouco desse homem(sou filha de Pedro Firmo de Meira) não resido em Xique-Xique a mais de 15 anos.Tenho muita vontade de voltar na minha cidade de nascença,e logo mais estarei ai para matar um pouco a saudades de cada pedacinho que me lembro da minha infância.

    ResponderExcluir