domingo, 21 de novembro de 2010

Foto Antiga em Xique-Xique: O PAREDÃO

A GÊNESE DO "PAREDÃO"

Os xiquexiquenses mais jovens talvez não se sensibilizem com o horrendo "PAREDÃO", que impede a bela vista do Lago Ipueira, pois já nasceram sob o domínio do mesmo.
A infeliz "obra" começou a ser construída na administração do Prefeito Reinaldo Braga lá pelos idos de 1981 e foi concluída sob a administração do Prefeito Hélcio Bessa, no ano de 1982.
O Dr. Hélcio, filho da terra e que dedicou toda a sua vida profissional à saúde dos xiquexiquenses, teve uma ótima oportunidade para barrar o crime ambiental que estava sendo construído em detrimento da sua terra natal. No entanto, deixou passar a excelente oportunidade.
A foto acima é do início da construção do famigerado PAREDÃO (1981), numa vista tomada do meio do Lago Ipueira.
Vejam que as casas comerciais da Av. Rio Branco, desde o começo da construção já estavam encobertas e a Igreja, ao longe, mostrava apenas o final da torre e a cruz.
Nesses 28 anos de construído, o PAREDÃO já causou à cidade, todos os prejuízos a que tinha direito: transformou-se em sanitário público, abriga precárias bibocas sem nenhuma fiscalização sanitária onde se vendem alimentos sem as mínimas condições de higiene e se pratica a baixa prostituição, transformou todo o espaço Beira Rio em área de terceira categoria, totalmente desvalizada e indesejada por moradores e comerciantes, no que pese, ser, em outras cidades à beira de rio ou de mar, a área mais valorizada.
Precisamos de autoridades municipais fortes e que tenham coragem de botar o PAREDÃO abaixo, sanear a área e transformá-la num espaço disputado pela população para construção dos suas residências, a exemplo do que está acontecendo, por exemplo, com a cidade de Juazeiro (BA), com localização, em relação ao rio, igual a Xique-Xique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário