terça-feira, 8 de março de 2011

Escultores do Nordeste: ZEZINHO DE TRACUNHAÉM

José Joaquim da Silva - Zezinho de Tracunhaém, nasceu em Vitória de Santo Antão em 1939 e viveu grande parte da vida como cambiteiro de cana. Passeando pela cidade de Tracunhaém entusiasmou-se com o trabalho em barro e, já morando em Nazaré da Mata iniciou-se no ofício. Em 1968 mudou-se para Tracunhaém e deu novo impulso ao seu tabalho.
Sua moldagem é toda feita a mão, usando apenas uma espátula de cobre e outra de madeira. Nunca fez santo vidrado.
Declara que "É minha maior alegria ver um filho continuar o que estou fazendo. E parece que já estou conseguindo. Ele está gostando muito de fazer. Chega tem aquela vingança. Na arte, tenho a missão de melhorar. E isso vem acontecendo: tenho mudado um pouco as caras e as roupas das figuras. Hoje eu demoro na perfeição, estou menos vexado." (Tracunhaém-PE, 1975)

(O Reinado da Lua - Escultores Populares do Nordeste)
Fotografias: Maria do Carmo Buarque de Holanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário