quarta-feira, 16 de março de 2011

SAÚDE EM XIQUE-XIQUE (BA).

HOSPITAL DE XIQUE-XIQUE
Ontem recebi uma mensagem do Prefeito de Xique-Xique, Sr. Reinaldo Braga Filho, tecendo extenso comentário sobre a situação da saúde naquele Município e a inexistência de relação/responsabilidade da Prefeitura para com o Hospital Julieta Viana (foto).
Mas, em paralelo, o nosso Prefeito acende uma luz de esperança quando informa que nas próximas semanas estará tendo uma audiência com a Direção do Hospital São Rafael, em Salvador para tratar da melhoria da saúde em nossa cidade.
Face à importância do assunto, achei por bem divulgar os esclarecimentos prestados pelo chefe do Executivo bem como a boa notícia aventada pelo nosso Prefeito, fazendo votos para que essa reunião que está agendada com a direção do São Rafael produza os saudáveis frutos que todos esperamos. Eis na íntegra, a mensagem do Senhor Prefeito:
"Tenho ouvido algumas pessoas da oposição falando sobre saúde pública sem entender absolutamente nada sobre o assunto. Por isso gostaria de restabelecer a verdade.A Prefeitura de Xique-Xique tem total obrigação com a saúde básica. Ou seja, com os postos de saúde, com as campanhas de vacinação, saúde bucal e com ações relacionadas à prevenção.
Mas, a Prefeitura de Xique-Xique não tem nenhuma responsabilidade sobre a saúde hospitalar. Ou seja, os hospitais de Xique-Xique são subordinados ao SUS e a Secretaria de Saúde do Estado.
A Prefeitura não tem nenhuma ingerência sobre os Hospitais Julieta Viana e Senhor do Bonfim. Os hospitais são autônomos e independentes, e em nenhuma situação se reportam a Prefeitura.
No que diz respeito à saúde básica, a Prefeitura de Xique-Xique tem cumprido as suas obrigações. Construiu sete postos de saúde. Contratou mais médicos, inclusive cardiologista, pediatra, ginecologista, e psiquiatra. A Prefeitura implantou nove consultórios odontológicos, melhorou as campanhas de vacinação e instalou o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial. Não existia sede para o funcionamento da Secretaria Municipal de Saúde em Xique-Xique e a atual administração construiu. Portanto, muito foi feito e novas ações ainda serão realizadas nos próximos meses.
Já em relação à saúde hospitalar, Xique-Xique piorou. Os dois hospitais vêm ao longo dos últimos dez anos tendo os seus recursos diminuídos de forma gradativa, isso sem falar nos valores da tabela SUS que não são reajustados há muito tempo e estão completamente defasados.
Diante dessa realidade de crise financeira e do pouco caso do Estado, os Hospitais Julieta Viana e Senhor do Bonfim estão com as suas respectivas capacidade de atendimento bastante reduzida.
Antigamente os dois hospitais tinham mais recursos e por isso contratavam mais médicos, atualmente mal conseguem pagar as suas folhas de funcionários. Semana passada, por exemplo, o Hospital Senhor do Bonfim ficou vários dias sem nenhum médico de plantão.
O Estado sabe da situação ruim dos dois Hospitais de Xique-Xique. Entretanto, mesmo diante de muitos apelos, até agora nada fez.
A crise na saúde hospitalar atinge toda a Bahia e é tão grave que a Prefeitura de Irecê fechou o Hospital Municipal de Irecê. Por conseqüência o Hospital Regional de Irecê está super lotado e não realizando sequer cirurgias eletivas, ou seja, cirurgias programadas. Portanto, os Municípios da Micro Região não estão podendo mandar pacientes que necessitem destas cirurgias para o Hospital Regional. E sabe para onde estão pacientes estão sendo removidos? Para Xique-Xique. Principalmente para o Hospital Julieta Viana.
Enquanto o Estado não resolve a situação da saúde hospitalar de Xique-Xique, buscamos uma parceria com o Hospital São Rafael (Monte Tabor). O contato foi feito através de Dom Luis e de Frei Bejamin. Entretanto, depois da grande crise financeira o São Rafael não se dispôs, neste primeiro momento a arcar com 60% das despesas de um Hospital em Xique-Xique, a exemplo do que fez no Município de Barra.
Agora, já em 2011 mais uma vez recorremos a Dom Luis que prontamente se disponibilizou a marcar uma audiência com a direção do São Rafael. Creio que nas próximas semanas essa reunião será agendada.
Mas, alguns podem questionar: como o Hospital São Rafael pode atuar em Xique-Xique? A resposta é simples: igual fez na Barra. O São Rafael assume a direção de um hospital, reforma, equipa e mantém 60% das despesas. 10% são mantidos pela Prefeitura e 30% são verbas do SUS.
E qual seria o hospital que o São Rafael poderia assumir em Xique-Xique? Em minha opinião qualquer um dos dois já existentes: Hospital Senhor do Bonfim ou Hospital Julieta Viana. O São Rafael poderia avaliá-los e tomar uma decisão técnica.Esperamos que o Hospital São Rafael possa nos ajudar. E mais uma vez agradecemos a ajuda de Dom Luis.
Para finalizar, relaciono alguns índices da saúde básica em Xique-Xique, demonstrando deste modo o que sempre afirmamos. A saúde básica em Xique-Xique evoluiu muito nos últimos anos. Mas, nós queremos que a saúde hospitalar volte a funcionar bem e para isso o Estado tem que ajudar aos Hospitais Senhor do Bonfim e Julieta Viana."

Nenhum comentário:

Postar um comentário