segunda-feira, 30 de maio de 2011

Fato Histórico de Xique-Xique (BA): A ESCOLA PERDIDA

Xique-Xique perde a chance de ganhar uma escola pública.

Segundo o nosso ilustre pesquisador, Professor Cassimiro Machado Neto, no longínquo ano de 1865 o Presidente da província da Bahia, Dr. Luís Antonio Barbosa de Almeida, enviou à Câmara Municipal de Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique, Ofício datado de 05 de maio daquele ano, perguntando se existia na cidade alguma casa disponível para instalação de uma escola pública.
Foi a seguinte a resposta dos nossos edis;
“Em vista de sua insignificante receita, como deve constar dos demonstrativos a essa presidência, remetidos anualmente, não pode esta Câmara presentemente concorrer com semelhante objeto, aliás de tão suma utilidade.
Não olvidando de o fazer, se a Província lhe emprestar a quantia de hum mil réis, para comprar o terreno.”
Vejam que resposta medíocre e que culminou com a não instalação da Escola ante a falta de interesses dos nossos legisladores de então.
A pequenina e carente Xique-Xique do século 19 não poderia nunca ter perdido essa oportunidade de contar com uma escola e, por conta disso, teve que esperar 72 anos para contar, em 1937, com a Escolas Reunidas Cesar Zama, primeira escola estatal da cidade.
Assinaram a resposta ao Ofício do Presidente da Bahia, os seguintes vereadores: Cel. José Rufino de Magalhães – presidente, Cel. Manoel Pereira Bastos, Cel. João Batista Avelino, Cel. Joaquim Alves Machado e Cel. José Antonio Garrido.

Um comentário:

  1. Juarez, não precisamos ir muito longe não. lembre-se que xiquexique deixou de receber a escola agrotécnica, por motivos até hoje obscuros. é uma pena, quem so perde é o povo

    ResponderExcluir