domingo, 26 de agosto de 2012

Fato Histórico de Xique Xique (BA): CRIAÇÃO DA COMARCA


    COMARCA EM XIQUE XIQUE (BA)
A Justiça, em Xique Xique (BA), funciona num prédio adequado e confortável, sob a denominação de "Foro Luiz Viana".
Para conhecimento dos ilustres xiquexiquenses, a nossa Justiça foi criada no ano de 1857, quando a 14 de dezembro, a  Lei Provincial nº 650, daquela data, criou e mandou instalar a Comarca de Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique.
Os trabalhos da Justiça  foram instalados no prédio da Câmara de Vereadores, chamado Paço Municipal, no centro da vila.
O primeiro Juiz de Direito da Comarca de Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique foi o Dr. Francisco Pacheco Pereira.
Outros juízes de Direito que trabalharam na cidade  foram: Dr. José Antonio da Rocha Viana – nomeado em 12 de abril de 1858; Dr. Antonio José de Souza Lobo – empossado no dia 18 de 1863 e reconduzido ao cargo no dia 10 de agosto de 1867; Dr. Ernesto Botelho de Andrade; Dr. Adolfo Carlos Sanches e Dr.  José Alfredo da Conceição Machado.

Entre os Promotores de Justiça que atuaram na cidade, destaca-se o Dr.  Luiz Viana, no período de 1871 a 1880, que atualmente dá nome ao foro. 

A criação da Comarca em 1857 é mais uma prova de que a nossa cidade não foi emancipada no dia 13 de junho de 1928, tendo apenas 84 anos, como querem os patrocinadores da "festa da cidade".
A nossa cidade tem 180 anos vez que foi emancipada no dia 6 de julho de 1838.
Vejam que já em 1857 contávamos com uma Comarca, instituição que somente existe em municípios emancipados. Querem  prova melhor da real idade da nossa terra?
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique", de Cassimiro Machado Neto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário