quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Aconteceu em Xique Xique (BA) - SÉCULO XIX - Barão de Cotegipe


 No dia 23 de outubro de 1815, nasceu João Maurício Wanderley (BARÃO DE COTEGIPE), na Freguesia de São Francisco das Chagas da Barra do Rio Grande, capitania de Pernambuco, filho de João Maurício Wanderley e de Francisca Antônia do Livramento Wanderley. 
 João Maurício após fazer o curso preparatório na cidade do Salvador, segue, em 1832, para Pernambuco, onde faz o curso de bacharel em Ciências Jurídicas, na Faculdade de Direito de Olinda, graduando-se aos 22 anos de idade. Transferindo-se para a cidade do Salvador,  ingressa na carreira política. Através de Carta Imperial,  João Maurício Wanderley é nomeado Juiz Municipal de Órfãos dos termos de Barra e Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique, tendo sido o primeiro Juiz de Direito de Xique Xique (BA).
  No dia 14 de março de 1860, João Maurício Wanderley recebeu o título de Barão de Cotegipe, concedido pelo Imperador Dom Pedro II, que deu o nome a um dos grandes vapores que navegou pelo Rio São Francisco por muitos anos. 
   João Maurício Wanderley ainda não recebeu qualquer reconhecimento ou homenagem da cidade de  Xique-Xique (BA), onde iniciou sua vida pública, como Juiz de Direito, no ano de 1842, aos 27 anos de idade. 
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique Chique - História de Chique Chique", de Casimiro Machado Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário