sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Xiquexiquenses Importantes: PARTEIRA ROSA BARAÚNA


No dia 04 de setembro de 1872, nasceu na Ilha do Meio, Município de Xique Xique (BA) a Sra. Rosa Baraúna Bahia, filha do Sr. Cândido Rodrigues Baraúna e de D. Domingas Rodrigues de Jesus.
     Em 1898 casou-se com o Sr.Aureliano Raimundo Bahia, tiveram 14 filhos e continuaram morando na Ilha do Meio, até o falecimento do marido quando ela e os filhos mudaram-se definitivamente para Xique Xique, fixando residência na Rua Castro Alves,  pois desejava que seus filhos estudassem.

     Foi a partir da sua chegada em Xique Xique que Rosa Baraúna começou a exercer a  atividade de parteira, atendendo, voluntariamente e apenas com o desejo de ser útil, aos mais pobres, sem nada cobrar pelos seus serviços. 

   Dizem os que a conheceram e principalmente as mulheres que por ela foram atendidas nos trabalhos de parto que "Mãe Rosa", como gostava de ser chamada pelas crianças que “aparava”, tinha uma inata generosidade e um espírito de liderança que apenas a sua simples presença transmitia para a parturiente muita paz e confiança durante os procedimentos do parto. 
   A parteira Rosa Baraúna Bahia, faleceu no ano de  1947, está sepultada no cemitério de Xique Xique e, atualmente é nome de uma das principais ruas da cidade uma gratidão muito justa feita pelo povo de xiquexiquense através dos seus representantes políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário