domingo, 15 de setembro de 2013

Foto Interessante: O MARIZEIRO DO JARDIM


          No canteiro circular central do jardim da Praça D. Máximo em Xique-Xique BA, existe um Marizeiro, que deve ser tratado com muito carinho pelos xiquexiquenses.
          Vejamos o que diz o Prof. Amâncio Cardoso, sobre essa árvore:
             "Você já viu um marizeiro? Ou, por acaso, já saboreou a polpa cozida do mari? Ou ainda, já sentou com parentes e vizinhos para quebrar o caroço do mari e comer sua semente?
           Se você respondeu “não” a estas questões, saiba que marizeiro é o nome popular de uma árvore da espécie Geoffroea, da família das leguminosas, com cinco tipos: Geoffroea superba, spinosa, estriata, inermis e decorticans.1
            Marizeiro, marizeira, ou também umarizeiro, cresce tanto nas várzeas quanto no semiárido. Elas são grandes e frondosas.          
           Na fase adulta atingem altura entre 05 e 10 metros. A madeira é resistente e pode ser usada para lenha, carvão e fabricação de móveis. Suas folhas são pequenas, alongadas e alternadas, cujo ramo tem entre 05 a 09 folhinhas.
          Já as flores do marizeiro são amarelas e aromáticas. Seus frutos, mari ou umari, têm forma oval, medindo entre 02 e 04 cm.  
          O mari tem pele fina que envolve uma massa oleosa, doce e comestível quando cozida. No centro da fruta tem um caroço cuja semente também serve de alimento. Da polpa faz-se farinha para mingau por ocasião das secas e mesmo em tempos normais nas áreas do sertão. A fruta indígena ainda possui propriedades medicinais. A massa (mesocarpo) é usada como vermífugo. Das folhas faz-se chá, e misturadas aos brotos combatem a diarreia e tosse."

          Portanto, cuidemos do nosso exemplar de Marizeiro, que, não sei como, foi germinar e se transformar numa frondosa  árvore no  nosso jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário