domingo, 15 de setembro de 2013

Jornais de Xique-Xique (BA): " A LUZ", nº 14


          O periódico "A LUZ", edição n° 14, de 22 de maio de 1932, tem como sua primeira chamada a matéria intitulada "Bahia Católica", falando sobre o 1° Congresso Eucarístico Nacional, a realizar-se em Salvador, em outubro daquele ano.
       O assunto seguinte  "A Vazante do Rio São Francisco", apresenta a informação:
"Devido à escassez das chuvas, o Rio São Francisco acha-se bastante vazio, a ponto de prejudicar a navegação. O vapor “Raul Soares” viu-se obrigado a voltar a Januária MG e o vapor “Djalma Dutra” vem com sua viagem atrasada. O vapor que deveria zarpar no dia 15 da cidade de Juazeiro BA não saiu na data regulamentar, devido ao atraso do vapor “João Pessoa”.
       Com o título "Dr. Otávio Carneiro", vem de Pirapora, MG a notícia do falecimento do engenheiro Dr. Otávio Carneiro, que era diretor da Empresa Viação e Indústria de Pirapora, proprietária do vapor “Santa Clara”, que naufragou em frente à ilha da Champrona, dia 14 de janeiro de 1932.
       Outra grande manchete desta primeira página era "Em Prol dos Flagelados", acompanhando o que acontece com as vítimas das secas nas caatingas do município de Xique-Xique, inclusive as providências que estão sendo tomadas para minorar seus sofrimentos e para evitar que eles morram todos de fome e de sede.
      O capitão Nélson Xavier entregou ao comerciante Sr. Francolino José dos Santos uma quantidade de cereais que foram bem distribuídos escrupulosamente pelo mesmo a 1879 pessoas.
      "A LUZ" passou telegramas para os jornais Diário de Notícias e A TARDE de Salvador, narrando, nos detalhes, a situação geral dos flagelados.
     O Prefeito Municipal de Xique-Xique, coronel José de Souza Nogueira tem tomado todas as providências para dar assistência aos flagelados, inclusive sua mais recente decisão foi telegrafar ao interventor federal do Estado da Bahia tenente Juraci Montenegro Magalhães  colocando-o a par de toda situação, rogando-lhe providências imediatas.       
       À página dois, num artigo assinado por alguém que subscreve com o pseudônimo de Príncipe Negro, há um relato do que está acontecendo na cidade de Xique-Xique invadida pelos flagelados da seca, que chegam de todos os lados.
       A página três apresenta somente anúncios publicitários, inclusive mais um inédito: CALCEHINA, específico da dentição.
       A página quatro começa com o assunto "O Nosso Ouro em Retirada", denunciando a venda de ouro para pessoas estrangeiras que levam para o exterior sem pagar os respectivos impostos.
      Em seguida a página quatro traz o tópico "Pelas Obras da Matriz", falando acerca das novenas de maio e sobre a campanha de remodelação do templo da Igreja Matriz do Senhor do Bonfim.
       Na página quatro foi publicada uma poesia intitulada "Alzira", escrita por alguém que usa como forma de identificação – ou não deseja ser identificado – as iniciais TP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário