sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Xiquexiquenses Ilustres : Profa. MARIA CUSTÓDIO CHAVES

Este Blog

PROFESSORA MARIA CUSTÓDIO CHAVES

 O Blog Juarez Morais Chaves, presta hoje a sua homenagem à Professora Maria Custódio Chaves, também conhecida como "Professora Neném" no dia do seu aniversario. Se viva estivesse, faria 101 anos de idade.
   A Profa. Neném foi uma das principais mestras na cidade de Xique Xique (BA) e participou do grupo de Professoras que inauguraram a "Escolas Reunidas César Zama" quando foi inaugurado no ano de 1937, tendo ali permanecido como docente até a década de 1960 quando se aposentou.

Foto de 1922. Ela é a garotinha da direita.
       A Profa. Maria Custódio Chaves nasceu em Xique Xique (BA), no dia 13.12.1912, filha do casal Sr. José Custódio de Moraes, conhecido como Seu Zeca e de D. Josefa Afonso de Moraes, conhecida como D. Zefinha.

Naquela época, década de 1920, Xique-Xique não possuía escolas primárias mantidas pelo Estado. Existiam, apenas, escolas particulares, dirigidas por professores leigos e mantidas  em suas próprias residências  ensinando, geralmente, as quatro operações matemáticas,  leitura e escrita.
  Naquele tempo somente os filhos homens tinham o privilégio de frequentar essas aulas de alfabetização, pois para as mulheres o destino era o casamento e para isso poderiam ficar até analfabetas.
Contra todos os costumes da época, no ano de 1930, com apenas 18 anos de idade e tendo  excepcionalmente concluído o curso primário, a Profa. Maria Custódio, decidiu continuar os estudos através do famoso Curso Normal, pois, para isso estava vocacionada.
   O velho Seu Zeca, genitor da jovem Maria Custódio, não entendia esse desejo da sua filha mais nova de se afastar do abrigo paterno para se lançar aos estudos em outra cidade, longe da família. Para ele  já era o bastante suas filhas estarem alfabetizadas  com a conclusão do curso primário.
        
 Foi o filho mais velho, Antônio Morais que, sensibilizado com o desejo da irmã caçula em continuar os estudos, se encarregou de conversar  com o patriarca e tentar convencê-lo da importância de permitir que a jovem irmã continuasse os estudos.   Para quebrar um pouco a resistência do pai fez até uma velada ameaça no sentido de que ele próprio estaria disposto a arcar com o ônus financeiro do colégio, caso o fundamento da recusa fosse esse problema.
    
Não tendo como reagir à intervenção do filho mais velho em favor da irmã, o Seu Zeca concordou em enviar a filha para  estudar o Curso Normal, interna,  num colégio de freiras salesianas na cidade de Petrolina PE.
     Naquela cidade estudou apenas o primeiro ano  pois logo no ano seguinte,  1931, foi inaugurado o Colégio Santa Eufrásia, também de freiras, na cidade da Barra, perto de Xique-Xique, para onde pediu a transferência, vindo a se formar em professora no ano de 1934. 

Formaram apenas nove professoras no colégio recém inaugurado, mas, para a jovem Maria Custódio foi a realização de sua vida. Conseguira o que poucas mulheres do seu tempo conseguiam: a conclusão do Curso Normal e um diploma de professora  que a qualificava a ministrar aulas, no curso primário em escolas do governo estadual.

 
     Logo que se formou, no início do ano seguinte, 1935, e com apenas 23 anos de idade, contrariando mais uma vez os costumes da época, decidiu exercer a sua atividade de professora no Distrito de Marrecas, atual Iguira, que fica na margem do rio São Francisco, a 30 km de Xique-Xique, tendo como meios de transporte  o cavalo ou  as canoas que navegam pelo rio.
     Quando lecionava no antigo Distrito de Marrecas,  face à dificuldade de locomoção a Profa. Maria Custódio somente voltava a Xique-Xique, sede do Município e local da residência dos seus pais, nas épocas das férias letivas.
       Ali lecionou por dois anos, tendo, no ano de 1937, retornado em definitivo para Xique-Xique, onde em escola particular  começou alfabetizando 5 alunas: Marilúzia Moraes Soares, Marialda Moraes Durães, suas sobrinhas e outras três alunas denominadas Betinha, Elizabete Mendonça e Madalena.
     Teria continuado com sua escolinha particular não fora o convite recebido  para ser uma das professoras que iria lecionar na  "Escolas Reunidas César Zama", situado na Avenida J.J. Seabra, primeiro grupo escolar estadual de Xique-Xique (BA), inaugurado no dia 07.09.1937 pelo então Intendente Municipal Cel. Francisco Xavier Guimarães.
A partir dessa data a  Professora Maria Custodio Chaves  exerceu a sua atividade no "César Zama", também conhecido como "Prédio Escolar", até a sua aposentadoria nos anos 1960.
      Entre os muitos ilustres alunos que passaram pela atividade docente da Profa. Maria Custódio Chaves  está o cidadão Carlos de Souza Santos,  Contabilista com escritório na cidade e que durante o período de 1983 a 1989 exerceu a função de Prefeito Municipal de Xique-Xique .
      Nesse tempo, em homenagem aos serviços prestados pela Profa. Maria Custódio em prol da educação na cidade, o Prefeito Carlos Santos, seu ex-aluno,  construiu, na Rua Aurélio Miranda, bairro Santa Marta,  uma nova  escola  com 06 salas de aulas, cantina, área de recreio, sanitários e quadra de esportes,  à qual deu o nome de "Escola Municipal Maria Custódio Chaves".
     A Profa. Maria Custódio Chaves viveu toda a sua vida na cidade de Xique-Xique (BA) dedicando-se integralmente à sua família e ao magistério.
   No que pese as suas grandes dificuldades enfrentadas ante a escassez de recursos materiais e financeiros, a Profa. Maria Custódio foi uma guerreira, também, na educação dos seus três filhos preparando-os,  através da educação doméstica e formal, para serem exemplares cidadãos e cidadã.

    Faleceu no dia 07 de dezembro de 2003, prestes a completar  91 anos, está sepultada no cemitério de Xique-Xique (BA) e, na eternidade recebe os louros pelas suas atividades de docente e mãe de família.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário