segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

História de Xique-Xique (BA): FAZENDA PRAIA

    
Cidade de Xique-Xique (BA), localizada na antiga sede da "Fazenda Praia", na margem do Rio São Francisco (Lago Ipueira)
      No ano de 1685, o português  Theobaldo José Miranda Pires de Carvalho adquiriu da  família do seu conterrâneo Sr. Antônio Guedes de Brito, Barão da Casa da Ponte, cinco léguas de terras na margem  do Rio São Francisco (Ipueira), à qual deu o nome de  "Fazenda Praia".
    Nessa Fazenda o Sr. Theobaldo José Miranda Pires de Carvalho construiu casas para os familiares, empregados, colonos e escravos.  
   Também edificou currais e colocou roças de subsistência, onde o fazendeiro, a família e os demais componentes da incipiente comunidade produziriam o sustento de todos.
   Após aprontar a infraestrutura da Fazenda Praia, trouxe do Recôncavo Baiano a sua esposa e filhos, acompanhados dos vaqueiros, escravos, nativos  e todo o seu rebanho bovinos, formando assim uma  família unida, pacífica e trabalhadora.
     Com a chegada da Fazenda Praia, outras fazendas se instalaram ao redor dela, muitas das quais mantiveram o nome original até os dias atuais. Vejamos essa lista é quase interminável: "Pedras", "Saco dos Bois", "Riacho Grande", "Marrecas", "Tiririca", "São Domingos", "Canabrava do Gonçalo", "Olho d’Água do Gonçalo", "Riacho de Areia", "Várzea Grande", "Fazendinha", "Riacho Largo", "Vacaria", "Vereda", "Matinha", "Roça de Dentro", "Chapada", "Forquilha", "Gavião", "São Gabriel", "Lagoa de Canabrava", "Quixabeira", "Carnaúba", "Serra Queixo", "Alegre", "Mamão", "Lagoinha", "Utinga" e tantas outras.
    Muitas dessas fazendas de gado se tornaram fortes comunidades, evoluindo para distritos e vilas (Pedras, Marrecas e Riacho de Areia, por exemplo), outras para sedes municipais e cidades (Praia, Tiririca, Canabrava do Gonçalo, Chapada, Roça de Dentro, São Gabriel e Lagoa de Canabrava) e, ainda bens de família (Forquilha, Carnaúba e Várzea Grande).
      A Ipueira do Rio São Francisco, em frente à cidade de Xique-Xique (BA),  descoberta no século XVI apresentava-se pródiga de muitas variedade  de peixes e a facilidade para apanhá-los eram atrativos para todos que chegavam decepcionados com a escassez de ouro e pedras preciosas nos garimpos das serras do Açuruá.         
      Muitos desses garimpeiros que tinham sido atraídos da cidade do Salvador para uma vida de aventura, liberdade e riqueza, percebiam em pouco tempo que não existia o eldorado que ouviam falar na metrópole e na chegada à capital da Colônia.
       Aquele fervilhar de garimpeiros transformados em lavradores de subsistência ou em pescadores ocasionais e circunstanciais, junto com os vaqueiros, feitores, capatazes, escravos e índios aculturados, formou o que é hoje a cidade de Xique-Xique (BA), banhada pelo Lago Ipueira, formado pelo Rio São Francisco.
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique", de Cassimiro Neto
 
28

Nenhum comentário:

Postar um comentário