sábado, 18 de janeiro de 2014

Xiquexiquenses Ilustres: ARISTÓTELES MARÇAL DA SILVA


     O Sr. Aristóteles Marçal da Silva nasceu no dia 13 de setembro de 1922 no Distrito de Marrecas,  atual Iguira, Município de Xique-Xique (BA),  filho do Sr. José Marçal da Silva e de D. Júlia Rosa da Silva. Era portanto,  descendente do português Sr. Marçal Ferreira dos Santos e de D. Josefa Ferreira de Brito,  neta de Alberto Pires de Carvalho e da índia tapuia Felícia Pires de Carvalho, fundadores, no ano de 1765, do Distrito de  Marrecas.    
     Aristóteles, como a maioria dos nordestinos da época, ainda jovem migrou para a cidade de São Paulo onde trabalhou por muito tempo tentou.
    Não tendo se adaptado retornou a Xique-Xique e ingressou nos quadros da secretaria estadual da Fazenda da Bahia, tendo trabalhado na coletoria estadual de Xique-Xique, na função de guarda fiscal.
    Foi, também, serventuário da Justiça, lotado no Fórum da Comarca de Xique-Xique, nas funções de Oficial (Substituto) do Registro Civil das Pessoas Naturais e de Escrivão (Titular) dos Feitos Criminais.
    Mais tarde  fez uma pequena incursão na política partidária tendo sido eleito em duas vezes  para a Câmara Municipal, nas eleições de 1950 e de 1958, exercendo dois mandatos no Poder Legislativo Municipal, nas legislaturas de 1951-1955 e 1959-1963.
     Aristóteles Marçal da Silva se casou com a Sra. Olindina Pereira Silva e tiveram sete filhos: Clélia Marçal da Silva (professora), Milton Marçal da Silva (bancário), Clécia Marçal da Silva (securitária), Aristóteles Marçal Filho (engenheiro civil e empresário), Nilton Marçal da Silva (secretário), Nancy Marçal da Silva (secretário) e Lília Marçal da Silva (professora).
     Aristóteles Marçal da Silva faleceu no dia 13 de maio de 1982, na cidade de Xique-Xique. Seu corpo foi sepultado no cemitério central da cidade.
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique", de Cassimiro Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário