sexta-feira, 17 de abril de 2015

Aconteceu em Xique-Xique (BA), no século XX - PRIMEIRO PREFEITO ELEITO PELO POVO


 Prefeito AURÉLIO GOMES DE MIRANDA 
– 1948-1951
 As eleições diretas, para Vereadores, que vigoraram durante o Regime Imperial (1822/1889), haviam sido extintas, no ano de 1937, pelo Ditador Getúlio Vargas.
Com a queda da ditadura, essas eleições diretas retornaram e foram marcadas para o ano de 1947.
As candidaturas, então, foram surgindo e se definindo, obedecendo às determinações legais.
Apresentaram-se como candidatos ao cargo de prefeito municipal os comerciantes e fazendeiros Aurélio Gomes de Miranda – residente na sede municipal – e José Peregrino de Souza – residente na vila de Tiririca, atual cidade de Itaguaçu da Bahia.
Para as nove cadeiras da Câmara de Vereadores apresentaram-se mais de duas dezenas de candidatos, representando a sede municipal, os cinco distritos e alguns povoados.
O Juiz Eleitoral Dr. José Manoel Viana de Castro presidiu o processo eleitoral.
Nos primeiros dias de janeiro de 1948 a Justiça Eleitoral divulgou os resultados finais das eleições realizadas no dia 21 de dezembro de 1947, dando como vencedor do pleito municipal o Sr. Aurélio Gomes Miranda, que se elegeu prefeito da cidade.
Na Câmara Municipal os nove vereadores eleitos foram os seguintes: Sr. Custódio B Moraes, Dr. Naylor de Souza Nogueira, Sr.Samuel Rodrigues Soares,  Domingos Leandro Machado, Marinho Pereira de Carvalho, Eusébio Ferreira de Brito, Felinto Pires Maciel e Francisco Marçal da Silva.
Abaixo está a lista com os nomes dos presidentes das mesas diretoras da Câmara Municipal  naquela legislatura (1948-1951). O mandato da diretoria da mesa durava um ano somente:1948: Marinho Pereira de Carvalho; 1949: Felinto Pires Maciel; 1950: Samuel Rodrigues Soares
O Prefeito Aurélio Miranda tomou posse no dia 15.01.1948 para um mandato de 3 anos até o dia 31.01.1951, sem vice-prefeito. O Governador do Estado da Bahia era o Dr. Otávio Mangabeira e tínhamos o conterrâneo Adão Moreira Bastos que foi eleito Deputado Estadual e representava o nosso município na Câmara Estadual.
Nesse tempo o Município de Xique-Xique (BA) era muito extenso, com área de 11.842 km² dividido entre os Distritos de Ibiacema, Marrecas (atual Iguira), Tiririca (atual Itaguaçu da Bahia e Uibaí.
Além desses Distritos, pertenciam ao grande município os povoados de Chapada (atual Jussara), Lagoa de Canabrava (atual Presidente Dutra) e Gabriel (atual São Gabriel).

 O prefeito Aurélio Gomes Miranda, começou a trabalhar construindo Posto de Puericultura, num terreno localizada na periferia da cidade, onde hoje está situado o Hospital Julieta Viana.
Nessa época a área urbana da cidade  era bastante restrita, pois na direção leste chegava apenas onde hoje é a Praça da Bíblia e no lugar onde construíram o Ginásio Senhor do Bonfim existia uma roça de Cincinato Figueiredo; ao norte  a cidade se limitava até onde está a Rua coronel José Nogueira, atrás da Praça D. Máximo inexistindo, pois, as demais  ruas a partir da coronel Manoel Teixeira de Carvalho. A Rua Ruy Barbosa, por exemplo, não ia muito além da atual Rua João Guimarães. No sentido Sul, o limite era o local onde está hoje o Hospital Julieta Viana.
Foi nessa pequenina cidade  que o Prefeito Aurélio Gomes Miranda teve a brilhante ideia e dinheiro no caixa da municipalidade para realizar a maior obra de sua administração: a construção do Mercado Municipal São Francisco, o que permitiu o crescimento da cidade para o norte e ampliando a área comercial até então restrita na Praça Getúlio Vargas e Av. Barão do Rio Branco.
Para a inauguração da sua grande obra o Prefeito Aurélio Miranda escolheu o dia 25 de dezembro de 1950 e nesse dia a cidade  se engalanou para a inauguração da maior obra pública construída na região
Da programação festiva constou a celebração de uma missa solene sob a Presidência do xiquexiquense Padre Honório de Queiroz Rocha e um discurso vibrante do vereador Custódio B Moraes, jovem e inteligente batalhador pelas causas do povo e um grande incentivador da obra que estava sendo inaugurada.
Por duas legislaturas de 1947-1951 e 1951-1955 o conterrâneo Sr. Adão Moreira Bastos, ex-prefeito nomeado de Xique-Xique por duas vezes,  foi representante do município  na Assembleia Legislativa da Bahia.
Foi também nessa época, precisamente no dia 15 de novembro de 1948 que foi fundada a Loja Maçônica Luz, Verdade e Justiça de Xique-Xique, sendo seus fundadores os senhores: João Rodrigues Soares, Samuel Rodrigues Soares, Osmar Guedes, Adão Moreira Bastos, Luiz Alves Bessa, Marinho Pereira de Carvalho, Antônio Figueiredo Bastos, Anísio Machado e Oscar Coelho de Aquino.
          Deve ser registrado, também, o grande evento que marcou a década de 1940. No ano de 1949 aconteceu a maior enchente do Rio São Francisco, no século XX. Todos os xiquexiquenses com 70 anos de idade, e ainda existem centenas delas, presenciaram e  se recordam da grande cheia.
Pr. Getúlio


Av. Barão do Rio Branco
A cidade  nesse ano, em 1949, possuía pequena área urbana,  ainda não existia o Mercado Municipal São Francisco e, consequentemente, as ruas do entorno.
O movimento comercial, inclusive a feira-livre, era mais significativo a partir  da Praça Getúlio Vargas, Rua Belo Horizonte e Av. Barão do Rio Branco
       Nessa época, na cidade, já existiam dois clubes sociais que movimentavam o lazer, as festas e os saraus da cidade. Eram o Clube Cultural e Recreativo Sete de Setembro, localizado na Rua Marechal Deodoro,  e a Sociedade Beneficente de Operários, localizada na Rua Góes Calmon, esquina com a Praça Seis de Julho.
No final da década de 1940 os dois tradicionais clubes sociais eram presididos por dois jovens vibrantes, Samuel Rodrigues Soares, o Clube Cultural e Recreativo Sete de Setembro e Osmar Guedes, presidente a Sociedade Beneficente de Operários.
O primeiro serviço de alto-falantes da cidade de Xique-Xique, também surgiu no início da década de 1950, constituído por um grupo de empresários locais, recebendo o nome de Serviço de Alto-Falantes A Voz do Barranco, cujos sócios eram Euvaldo Feliciano de Castilho, Custódio B Moraes, Aurélio Gomes Miranda, Ascendino Martins Santiago, Osmar Guedes, Ney Barreto e Tiburtino Barreto, cuja sede estava localizada n Rua Marechal Deodoro.
No mesmo imóvel foi instalado um modesto cinema, denominado Cine Neyde que por muitos anos e junto com A Voz do Barranco, deliciaram a vida da população da cidade.
E assim foi a administração municipal do Sr. Aurélio Gomes de Miranda, um dos melhores administradores que já passaram pela cidade e o primeiro prefeito municipal eleito pelo povo após a redemocratização.

 

 

 

 

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário