XIQUEXIQUE NO TEMPO DO CAIS E DAS RAMPAS.
Esta é uma das mais bonitas fotos de Xiquexique que já vi. Retrata com perfeição a beira do rio no tempo em que contávamos com a pequena rampa da Rua Belo Horizonte e com a rampa do capim, mais tarde transformada em rampa do mercado. Da rampa menor, durante toda a década de 1950, a gente, utilizando-a como trampolim, praticava os mais diversos tipos de saltos quando o rio enchia e a água encostava no cais. Era uma festa para a meninada. Era na rampa do mercado, no entanto, onde se dava a movimentação, pois alí se encontravam os "aguadeiros" com seus jegues carregando "carotes" d'água para as residências abastadas, era alí que acostavam os paquetes trazendo os produtos das ilhas vizinhas a Xiquexique, para vender na feira, era alí que os caminhões encostavam para lavagem e as vezes até lavadeiras se aproveitavam da rampa grande.
Essa foto, obtida no período da manhã, registra ainda, a mania que o povo tinha de sentar no cais, de pouco mais de 1/2 metro acima do nível da rua, e dalí ficar observando a movimentação que acontecia na beira d'água. À tardinha, com o sol já descambando e menos quente a movimentação no cais era maior pois para alí se deslocava grande parte da população da cidade para apreciar o lindo por do sol de Xiquexique, enquanto alguns amadores se distraiam com linha e anzol futurando fisgar uns mandins para comer assados.
Tudo isso nos foi tirado pelo PAREDÃO, construção de mau gosto e sem serventia a não ser para juntar sujeira e falta de higiene na beira do rio. Precisamos, urgentemente, que os nossos administradores municipais (Prefeitura e Câmara) se sensibilizem e decidam derrubar o PAREDÃO e restaurar as rampas de antigamente, prestando assim um grande serviço à comunidade.
OBS: Essa belíssima foto me foi enviada pelo xiquexiquense MAX ALVES, atualmente residindo na Bolívia
Nascido em Paulo Afonso/BA, conheço desde berço a beleza das águas do São Francisco naquela região e suas adjacências (cidades do Estado de Pernambuco e Alagoas). E filho que sou de pais naturais de Xique-Xique e Pilão Arcado, também conheço várias cidades do Médio São Francisco, podendo asseverar que o cais de Xique-Xique pós-Paredão é o mais vergonhoso, feio, triste, imundo que conheço. Certa feita, conversando com Quincas da Sorveteria, este me confidenciou que um grupo de turistas que estava a tomar sorvetes no seu estabelecimento, ao avistar o paredão,perguntou-lhe se atrás daquele muro ficava um estádio de futebol(!!!!). Nem parece que ali passa um rio...
ResponderExcluirPela derrubada do Paredão!
Essa foto deveria ser amplamente divulgada para a sensibilizção da população a esta causa nobre.
André ETQ
Talvez ninguém acredite que eu saí ileso com uma brincadeira que eu fazia em cima da mureta andando de bicicleta. Caí desse cais com bicicleta e tudo (rs), só a bicicleta amassou. Mas foi quando estava mais seco, e eu caí em cima das pedras. Tudo pra chamar a atenção e mostrar minha coragem.
ResponderExcluirVilmar