domingo, 7 de março de 2010

Foto Histórica: Xiquexique (BA) - O cais e as rampas



XIQUEXIQUE NO TEMPO DO CAIS E DAS RAMPAS.
Esta é uma das mais bonitas fotos de Xiquexique que já vi. Retrata com perfeição a beira do rio no tempo em que contávamos com a pequena rampa da Rua Belo Horizonte e com a rampa do capim, mais tarde transformada em rampa do mercado. Da rampa menor, durante toda a década de 1950, a gente, utilizando-a como trampolim, praticava os mais diversos tipos de saltos quando o rio enchia e a água encostava no cais. Era uma festa para a meninada. Era na rampa do mercado, no entanto, onde se dava a movimentação, pois alí se encontravam os "aguadeiros" com seus jegues carregando "carotes" d'água para as residências abastadas, era alí que acostavam os paquetes trazendo os produtos das ilhas vizinhas a Xiquexique, para vender na feira, era alí que os caminhões encostavam para lavagem e as vezes até lavadeiras se aproveitavam da rampa grande.
Essa foto, obtida no período da manhã, registra ainda, a mania que o povo tinha de sentar no cais, de pouco mais de 1/2 metro acima do nível da rua, e dalí ficar observando a movimentação que acontecia na beira d'água. À tardinha, com o sol já descambando e menos quente a movimentação no cais era maior pois para alí se deslocava grande parte da população da cidade para apreciar o lindo por do sol de Xiquexique, enquanto alguns amadores se distraiam com linha e anzol futurando fisgar uns mandins para comer assados.
Tudo isso nos foi tirado pelo PAREDÃO, construção de mau gosto e sem serventia a não ser para juntar sujeira e falta de higiene na beira do rio. Precisamos, urgentemente, que os nossos administradores municipais (Prefeitura e Câmara) se sensibilizem e decidam derrubar o PAREDÃO e restaurar as rampas de antigamente, prestando assim um grande serviço à comunidade.
OBS: Essa belíssima foto me foi enviada pelo xiquexiquense MAX ALVES, atualmente residindo na Bolívia

2 comentários:

  1. Nascido em Paulo Afonso/BA, conheço desde berço a beleza das águas do São Francisco naquela região e suas adjacências (cidades do Estado de Pernambuco e Alagoas). E filho que sou de pais naturais de Xique-Xique e Pilão Arcado, também conheço várias cidades do Médio São Francisco, podendo asseverar que o cais de Xique-Xique pós-Paredão é o mais vergonhoso, feio, triste, imundo que conheço. Certa feita, conversando com Quincas da Sorveteria, este me confidenciou que um grupo de turistas que estava a tomar sorvetes no seu estabelecimento, ao avistar o paredão,perguntou-lhe se atrás daquele muro ficava um estádio de futebol(!!!!). Nem parece que ali passa um rio...
    Pela derrubada do Paredão!
    Essa foto deveria ser amplamente divulgada para a sensibilizção da população a esta causa nobre.
    André ETQ

    ResponderExcluir
  2. Talvez ninguém acredite que eu saí ileso com uma brincadeira que eu fazia em cima da mureta andando de bicicleta. Caí desse cais com bicicleta e tudo (rs), só a bicicleta amassou. Mas foi quando estava mais seco, e eu caí em cima das pedras. Tudo pra chamar a atenção e mostrar minha coragem.

    Vilmar

    ResponderExcluir